15/05/2011
Câmara abre exposição sobre Marechal Rondon nesta terça-feira
Neste mês de maio, em que se comemora o aniversário do patrono das comunicações, Marechal Cândido Rondon, a Câmara de Cuiabá realiza a exposição “Semana das Comunicações, Viva Rondon”, que será aberta ao público, a partir das 8h30, desta terça-feira (17).

Segundo a organizadora do evento, Daniela Ribeiro Cardoso, secretária de Cultura do Legislativo Municipal, além de fotografias sobre a saga de Marechal Rondon, filmes, objetos pessoais e mapas históricos da expedição Rondon também estarão expostos no saguão de entrada do Palácio Paschoal Moreira Cabral até o dia 20 de maio. A exposição conta com o apoio do historiador Aníbal Alencastro e do comerciante Névio Lotufo, que cederam fotografias e objetos pessoais para serem expostos na Câmara Municipal.

“O mês de maio é todo voltado para as comunicações, por isso resolvemos fazer essa exposição para homenagear Marechal Rondon e todas as profissões voltadas para a comunicação, comemoradas neste mês”, diz Daniela Ribeiro.

Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu no dia 5 de maio de 1865, em Mimoso (MT). Em 1890, recebeu a primeira e definitiva missão: integrar o território nacional, construindo linhas telegráficas ligando, primeiramente, Goiás a Mato Grosso. Anos mais tarde, acompanhou o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt em uma expedição ao Norte do Brasil.

O contato íntimo com os índios inspirou-lhe a frase que norteou toda a sua vida: “Morrer se preciso for. Matar nunca”. Foi, portanto, como Marechal da Paz que passou à história.

A exposição estará aberta ao público entre os dias 17 e 20 de maio, das 7h30 às 13h30.

Andréia Cruz