16/05/2011
Na câmara, audiência pública discute formas de combater exploração sexual de crianças

Discutir e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes foi de tema de audiência pública realizada na Câmara de Cuiabá. Com objetivo de marcar e debater o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil, o vereador Roosivelt Coelho (PSDB), autor do requerimento, durante o evento realizado na manhã desta segunda-feira (16/05), no plenário do Palácio Paschoal Moreira Cabral, enfatizou a necessidade de valorizar a “instituição família”.

Coelho afirmou que a população precisa, com urgência, reivindicar ações sociais de combate e não deixar que o país seja conduzido por corruptos, que só pensam em enriquecimento ilícito, não olhando para as crianças, o futuro da Nação.

“A instituição família está se decompondo, em relação à Copa do Mundo de 2014, a maioria dos políticos só estão pensando em obras, e não estão vendo o crescimento da violência, a população precisa é de obras sociais para minimizar a criminalidade, o uso das drogas”, argumenta o parlamentar tucano.

Roosivelt relatou ainda, à importância da criação de uma vara especializada de combate a exploração e abuso de menores, segundo ele, é necessária uma força maior nesse trabalho de combate a exploração de menores.

A audiência contou com a participação da Coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Janete Riva, a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues, a Delegada de Polícia da Delegacia de Defesa a Criança, Liliane Murata, o Policial Rodoviário Federal e Coordenador do Programa de Combate a Exploração da PRF, Átila Calonga, a Coordenadora Geral do Conselho Tutelar, Flávia Cristina Carvalho, a Coordenadora de Proteção Especializada de Alta e Baixa Complexidade de Cuiabá, Rose Emilia.

Janete Riva argumenta que o tema é bastante chocante e triste, a audiência é de extrema importância para discutir ações de combate, milhares de crianças estão envolvidas nesse mundo sombrio, para ela mecanismos de proteção à criança têm que ser colocados em ação com a máxima urgência.

“É gritante a situação que presenciamos, não podemos aceitar, temos que aumentar as ações sociais de combate”, observou.

Lindinalva Rodrigues na tribuna, disse que todos devem se unir para combater o abuso e a exploração sexual. “As delegacias, os parlamentos, os conselhos tutelares, enfim, todos devem se unir em defesa das crianças, dessa forma vamos ganhar força. Temos que enxergar que somos uma só sociedade e que as crianças precisam de ajuda,” argumentou à promotora.

Adrielle Piovezan