20/05/2011
Recém-nascidos terão pulseiras com sensor eletrônico em maternidades de Cuiabá

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades públicas ou privadas de Cuiabá a disponibilizarem pulseiras com sensor eletrônico sonoro, para identificação e segurança de recém-nascido, logo após o parto. O sensor eletrônico somente deve ser retirado com a alta da mãe, na presença dela ou do responsável pelo bebê.

A proposta, de autoria do vereador Roosivelt Coelho, líder do PSDB no Legislativo, tem por objetivo adotar identificação rigorosa e controle de fluxo das pessoas que entram e saem de suas dependências. Para funcionamento do sistema, ele crê haver necessidade de instalar, ainda, em todas as saídas, sistemas que acionem o dispositivo sonoro da pulseira de identificação do recém-nascido.

O vereador tucano acredita que a lei, já em vigor na cidade de São Paulo (SP), contribui com a luta em defesa da família e da mulher. E, também, colabora para a segurança das maternidades.

“Com os inúmeros casos de troca e roubo de bebês, no país inteiro, vimos à necessidade de criar um mecanismo de defesa, em Cuiabá. Creio que o dispositivo vai ampliar a segurança desses recém-nascidos e dar tranquilidade às famílias”, complementa o Roosivelt Coelho.

Adrielle Piovezan