23/05/2011
Principais santos da cultura cuiabana serão recebidos na Câmara de Cuiabá

Os dois principais santos da cultura religiosa da região metropolitana de Cuiabá vão estar no Palácio Paschoal Moreira Cabral, em menos de um mês. A peregrinação santificada começa, nesta quarta-feira (25), na Câmara de Cuiabá, quando recebe a imagem de São Benedito. O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), e demais parlamentares, vão receber os religiosos que trarão a imagem e serão recebidos com o tradicional “Chá cô bolo” e uma missa.

A imagem do santo vai passar 24 horas na Casa. “Estamos procurando, mais uma vez, enaltecer a cultura cuiabana, como é desejo do presidente Julio Pinheiro, e de toda a população”, pontua a secretária de cultura da Câmara de Cuiabá, Daniela Cardoso.

“A religiosidade faz parte da tradição cuiabana, por isso fazemos questão de receber a imagem de São Benedito na Câmara de Vereadores”, diz Júlio Pinheiro.

Já para o Senhor Divino, padroeiro de Cuiabá, será preparada um sessão solene com entrega de diplomas de Honra ao Mérito, no dia 10 de junho, a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações. “A Festa do Senhor Divino passa a ser oficialmente aqui. O santo abre as comemorações na Casa dos Governadores e fecha aqui”, afirma Daniela.

A festa de São Benedito é uma das maiores festas religiosas do Estado e do Centro-Oeste. Ela ocorre todos os anos, na conhecida na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a mais antiga de Mato Grosso.

Os preparativos começam a ser feitos um ano antes na última terça-feira do mês de julho e a festa principal ocorre sempre no primeiro domingo de julho, mas antes disso começam as visitas da imagem e da bandeira do santo a estabelecimentos comerciais, residências e órgãos públicos.

Durante os festejos, ocorrem shows de danças folclóricas como o siriri, cururu, congo, boi-a-serra e dança do mascarado, além de farta distribuição de guloseimas da culinária cuiabana.

O culto ao festeiro da cidade ocorre desde a época dos escravos, quando da fundação da cidade, mas só em 1823, que a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Cuiabá e São Benedito pediu autorização ao imperador D. Pedro I para o culto a São Benedito.

O santo preto nasceu em 1526, na ilha da Sicília, Sul da Itália, onde foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos, resolveu consagrar-se ao serviço de Deus. Aos 21, foi viver entre os irmãos eremitas de São Francisco de Assis, quando fez os votos de pobreza, obediência e castidade. Nessa época, andava descalço pelas ruas e dormia no chão, sem cobertas, e gostava de conversar com os moradores da região ensinando orações.

Em maio de 1807, o Papa Pio VII e 27 cardeais declararam Benedito de Filadelfo Santo da Igreja. E foi assim que ele se tornou um dos santos mais populares do mundo, principalmente no Brasil, onde boa parte da população é negra, ou, no mínimo, tem origens negras.

Josiane Dalmagro