24/05/2011
Leonardo de Oliveira destaca legado de Dante e defende ‘desenvolvimento sustentável’

O vereador Leonardo de Oliveira (PSDB) tomou posse na Câmara de Cuiabá, durante a sessão matutina desta terça-feira (24/05), destacando o legado do seu tio, ex-governador Dante de Oliveira, morto em 2006, e anunciando a defesa da bandeira do “desenvolvimento sustentável”. Ele assumiu a cadeira no Poder Legislativo em substituição ao vereador  Roosivelt Coelho (PSDB), que se licenciou, sem remuneração, para tratar de assuntos particulares.

Com o plenário lotado pelas famílias Ribeiro, Oliveira e Arruda, Leonardo Gonzalez de Oliveira Ribeiro recordou que Mato Grosso, hoje campeão em produção de grãos e de carne, foi concebido por Dante de Oliveira. “É importante que se registre, em público, que ele preparou
o Estado para isso: receber esse ‘boom’ de desenvolvimento econômico-social, atualmente”, argumenta ele.

Leonardo de Oliveira anunciou que, no período em que estiver na Câmara, vai defender a coleta seletiva de lixo, com ênfase para a destinação sustentável de resíduos sólidos. Ele disse que, na época em que foi diretor da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura, conheceu a Cooperativa dos Catadores de Papel e Lata.

“São trabalhadores que prestam um serviço inestimável ao meio ambiente e, polr conseqüência, às futuras gerações de Cuiabá”, apontou  ele. Leonardo entende que a municipalidade deve incentivar tais cooperativas e construir pelo menos mais duas usinas de reciclagem e compostagem de lixo urbano.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), afirma que, para o Poder Legislativo é uma honra ter um parlamentar da envergadura de Leonardo de Oliveira. Ele recordou o histórico de Dante, como prefeito e governador, sempre em busca de dias melhores
para a população.

Pai de Leonardo, o ex-procurador geral de Justiça, Ulisses Ribeiro, considerado responsável pelo atual modelo de funcionamento do Ministério Público do Estado e criador do Grupo Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), lembrou que Dante foi o primeiro a incentivar o ingresso do sobrinho, na vida pública. “Ele sempre teve Leonardo como um filho e sonhava em vê-lo exercendo mandato eletivo”, resume Ulisses Ribeiro.

Viúva de Dante, a ex-deputada Thelma de Oliveira (PSDB) deu ênfase à simplicidade de Leonardo e seu contato com as comunidades. “Sua própria opção em priorizar os catadores de lixo demonstra isso”, resume Thelma.

Ronaldo Pacheco