29/06/2007
Câmara homenageia Dante de Oliveira
Secom Câmara/CBA
Lutero relembra trajetória de Dante
A lei 4.480 de 27 de março de 2007, de autoria do vereador Edivá Alves (PSDB), institui o “Dia Municipal da Consciência Democrática”. Depois de sancionada a lei, pela primeira vez acontece o evento alusivo à data um ano após a morte do ex-governador do Estado, Dante Martins de Oliveira, que ficou conhecido nacionalmente como “pai das Diretas Já”.

Dante, que é considerado o “símbolo da luta pela democracia” foi homenageado na Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (29), em cujo evento reuniu a viúva de Dante, a deputada federal Thelma de Oliveira, familiares, amigos, além de renomados políticos como Antero Paes de Barros, o deputado federal Nery Gueller, Aecim Tocantins e vereadores da Casa, como o presidente Lutero Ponce de Arruda, Eronides Nona, Permínio Pinto e Edivá Alves.

Marcada por muita emoção, a sessão solene teve apresentações artísticas por crianças dos projetos “Siminina” e “Erradicação do Trabalho Infantil”, com músicas que lembram a trajetória política de Dante, como: “Amigos para sempre”, “Liberdade” e “Coração de estudante”.

Muito emocionado, o presidente regional do PSDB, Antero de Barros, destacou: “nós não vamos deixar o Dante morrer para sempre”. O tucano chorou ao ouvir as músicas cantadas pelas garotas Bruna e Janaína.

O presidente da Câmara, vereador Lutero Ponce lembrou a trajetória de Dante, sua vida familiar e seus grandes feitos. Destacou a importância política do tucano na construção da história política mato-grossense e o apoio que recebeu do ex-governador como homem público. A amizade, os grandes acontecimentos foram destacados por Lutero, com grande emoção. “Dante foi um grande companheiro. Nas horas mais difíceis da minha vida foi ele que ofereceu o ombro amigo e ajudou-me a chegar onde estou hoje. Obrigado Dante, seu nome ficará para sempre na memória de todos nós”, disse.

Todos os presentes foram unânimes em citar os feitos de Dante e seu sobrinho, Leonardo Oliveira destacou sua rotina familiar, mostrando o quanto era querido por todos. A genitora do tucano, dona Maria Benedita de Oliveira destacou que, apesar da saudade, sente-se feliz pelas manifestações ao seu filho.

O deputado federal Nery Gueller disse ser muito agradecido a Dante, em virtude do apoio recebido desde quando ainda morava em Santa Catarina, por volta de 1984. “Mesmo após ter saído do governo, ele sempre foi meu amigo. Tenho muito orgulho por tê-lo conhecido e por carregar a sua bandeira. Não só Mato Grosso mereceu ter esse político, como todo o país também mereceu os seus feitos”, destacou.

O vereador Edivá, autor da lei que criou o Dia Municipal da Consciência Democrática disse que a partir do próximo ano, a data deverá ser inserida no calendário escolar, tanto das escolas públicas, quanto das particulares, pois pretende elaborar o projeto de lei que estenderá a data a outros segmentos.

O homenageado foi prefeito de Cuiabá pelo PMDB, foi ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário e governador de Mato Grosso. Planejava disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2006, mas faleceu antes de conseguir seu intento. “Essa é uma justa homenagem ao cuiabano que entrou para a história da política no país”, completou Edivá.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Gleid Moreira