02/06/2011
Com visitas, Câmara de Cuiabá inicia ‘trabalho de campo’ da Comissão Especial da Copa
Silva

A primeira ação concreta da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa do Pantanal de 2014 da Câmara de Cuiabá, instalada nesta quinta-feira (02/05), foi visitar pontos nevrálgicos de desapropriações e obras. A comitiva, composta de nove vereadores, saiu da Câmara e teve como primeira parada o sopé do Morro da Luz, no cruzamento da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) com a Avenida Coronel Escolástico, considerado ponto mais polêmico das desapropriações previstas para a Copa do Pantanal de 2014.

A chegada à loja da comerciante Dilma Gaião Gentil, presidenta da Associação dos Empresários Locatários da Prainha, Fernando Corrêa e Avenida da FEB, serviu como ponto de partida para discussão do formato das desapropriações e a busca por justiça nos valores a serem pagos. “Tínhamos 20 funcionários, mas, por falta de estoque e incertezas, hoje temos oito, gerando grande prejuízo”, afirma Dilma Gaião, que confessou estar sofrendo, também, prejuízo psicológica.

“Quando sairmos da Prainha, vamos ter de refazer a clientela e começar do zero. E, ainda, achar um lugar para nos instalarmos, já que não há nenhuma preocupação da Agecopa nesse sentido”, argumenta Dilma Gaião.

No próximo dia 26, a partir das 9horas, na Assembléia Legislativa, a Comissão da Câmara deve atuar, em conjunto, para discutir as desapropriações. Na seqüência, dia 29 deste mês, a audiência pública acontece no Palácio Paschoal Moreira Cabral.

Os vereadores Roosivelt Coelho (PSDB) e Pastor Washington Barbosa (PRB), autores do requerimento para criação da Comissão Especial, aprovaram o começo dia de funcionamento.

Das lojas da Prainha, a comitiva seguiu para a Avenida Helder Cândia, verificar ‘in loco’ as obras de duplicação da Ponte Mário Andreazza. “Creio que está provado que as obras estão andando conforme o prognóstico. E, nesta ponte, inclusive, a obra está adiantada”, afirma o vereador Domingos Sávio (PMDB), após ouvir as explicações do mestre de obras Divino de Souza.

Da ponte, a comitiva de vereadores seguiu para a Arena Multiuso Governador José Fragelli, no Verdão. Por conta do adiantado da hora, o gerente Crispim Shakespeare, responsável pela obra, alegando questões de segurança, permitiu que houvesse apenas uma ‘vistoria à distância’, solicitando que a Comissão da Câmara marcasse uma nova data para visitar o Verdão.

“Temos que disponibilizar, previamente, capacetes e coletes em número adequado”, justificou Crispim Shakespeare.

Também fizeram parte da comitiva os vereadores Leonardo de Oliveira (PSDB), Carlos Eduardo ‘Tuba’ Haddad (PTB), Misael Galvão (PR), Totó César (PRTB) e Chico 2000 (PR).

O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que acompanhou a saída da Comissão, na Praça Moreira Cabral, não pôde acompanhar os trabalhos, por motivo de força maior.

Ronaldo Pacheco