Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/06/2011
Festeiros do Senhor Divino são homenageados pela Câmara de Cuiabá
Luiz Alves

A Câmara de Cuiabá entregou, durante sessão especial, 25 Moções de Aplausos aos festeiros do Senhor Divino de 2011. A homenagem, por iniciativa da Mesa Diretora, tem como objetivo preservar e reconhecer quem trabalha pela cultura cuiabana. A cerimônia, na manhã desta sexta-feira (10/05), foi presidida pelo vereador Domingos Sávio (PMDB) e teve a presença do secretário adjunto de Cultura de Cuiabá, Moisés Mendes Martins.
 
O presidente do Legislativo Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), disse que Câmara tem realizado diversas ações para resgatar a tradição e a cultura do povo de Cuiabá. “Por isso, é uma satisfação homenagear os festeiros do Senhor Divino”, argumenta Pinheiro.
 
Para Domingos Sávio, as homenagens têm uma importância histórica, pois, na opinião dele, a partir de agora a Câmara assegura que as novas gerações de cuiabanos conheçam a tradição da Festa do Senhor Divino. “Hoje, Cuiabá, tem 550 mil habitantes, mas no futuro quando tivermos 1 ou 2 milhões de habitantes, a cultura estará aqui preservada, pois todos os anos a Câmara estará entregando Moções de Aplausos aos festeiros”, comentou o vereador.
 
Sávio também destacou a Festa do Senhor Divino como uma das maiores manifestação religiosa da nossa Capital e que nos seus primórdios eram realizadas na Praça do Campo D´Ourique, onde hoje está o Legislativo Municipal.
 
O historiador João Carlos Vicente Ferreira, imperador da festa, em nome de todos os festeiros, agradeceu a homenagem e parabenizou a Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá pela iniciativa. Ele acredita que o Legislativo não só preserva como resgata uma história, lembrando que “aqui antigamente eram realizadas as touradas e os festejos do Senhor Divino. Eram aqui que as famílias cuiabanas se reuniam”.
 
A secretária de Cultura e Resgate Histórico da Câmara de Cuiabá, Daniela Ribeiro Cardoso, explicou que a idéia é entregar a partir do próximo ano Moções de Aplausos para os atuais festeiros e para os antigos. Para ela, desta forma a Câmara não deixará de homenagear aqueles que, no passado, acreditaram e mantiveram a tradicional Festa do Senhor Divino.
 
Foram agraciados com as Moções de Aplausos:
 
Imperador: João Carlos Vicente Ferreira;
 
Imperatriz: Cristhyanne Gahyva Figueredo de Melo;
 
Juiz de Vara: Clóvis Hugueney Neto;
 
Juíza de Vara: Natasha Slhessarenko;
 
Alferes de Bandeira: Sandy Maria Cardoso Arruda;
 
Capitão de Mastro: João Antônio Cuiabano Malheiros;
 
Juiz de Promessa: Fábio Martins Defanti;
 
Juizinha de Promessa: Vitória Espírito Santo;
 
Festeiros de Honra: Eva Silva Couto e Aecim Tocantins
 
Festeiros de Promessa: Maria Isabel Barros Maciel, Dalmi Fernandes Defanti Junior, Sonia Romancini, Carlos Avalone Junior, Edna Silva Lara, Cleusa Schimidt Villela, Anibal Alancastro e Delecia Ciarini Bertan;
 
Festeiros Tradicionais: Sarah Pinheiro Andrade, Regina Helena Ferreira Borges Thomé, Celcita Pinheiro, José Maria de Moraes, Padre Antonio Edseu da Silva e Dom Milton Antonio dos Santos.

Alice Matos


Galeria de Fotos


Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.