13/06/2011
Tiago Nunes pede Centro Integrado de Reciclagem para os Catadores de Cuiabá

Capacitação profissional aos trabalhadores responsáveis pela reciclagem e sua futura inserção no mercado de trabalho é meta do vereador Tiago Nunes (PSDB) ao propor na sessão ordinária da ultima quinta-feira (09/06) projeto de lei que cria o Centro Integrado de Reciclagem dos Catadores no Município de Cuiabá.

Na proposta apresentada pelo parlamentar fica estabelecido que o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, deverá apresentar diretrizes para o efetivo funcionamento do Centro Integrado de Reciclagem dos Catadores.  Como também deverá garantir instalações físicas e parte dos equipamentos para a implantação do Centro, além da responsabilidade de celebrar convênio com entidades, aplicando os recursos fornecidos pela entidade.

Segundo o vereador, a preocupação com o meio ambiente é latente na Capital, tanto por parte da sociedade como por parte do governo. Entretanto muito ainda há de ser feito para que realmente seja instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos na Capital mato-grossense, como em todo o território nacional.

“Cabe ao município criar condições para que os catadores de Cuiabá trabalhem a questão da coleta seletiva, estabelecendo condições para as cooperativas e associações desempenharem um serviço de coleta digna promovendo saúde, educação, mudança de hábitos e costumes voltados para a coleta seletiva,” argumenta o vereador.

Para Tiago Nunes o maior objetivo da lei é para que contemple o maior número de associações ou cooperativas evitando beneficiar somente as mais estruturadas. “Implantar políticas públicas gera respaldo aos catadores como prestadores de serviços ambientais, promovendo ainda emprego e renda à essas famílias,” observou.

Adrielle Piovezan

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues