16/06/2011
Vereador debate com comunidade fechamento de rua ao lado da Igreja do Rosário

Em audiência pública realizada na noite de ontem (15) no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Câmara Municipal e comunidade debateram o projeto de lei de autoria do vereador Antônio Fernandes (PSDB) que solicita o fechamento da rua Praça do Rosário para proteger a estrutura da igreja tricentenária, que corre risco de sofrer sérios danos com o volume de trepidações causadas pelo intenso tráfego de veículos no local.

Coordenador da audiencia pública, o vereador Antônio Fernandes ressaltou que a proposta atende às reivindicações da comunidade católica e de moradores antigos da região e tem como único objetivo proteger o prédio da igreja que faz parte da história de Cuiabá.

“Esse é um desejo antigo da comunidade que tem sérias preocupações com o futuro da Igreja do Rosário. Ha pouco tempo coloquei esse projeto e tive o apoio dos vereadores, mas não do prefeito da época. Agora estamos recolocando a matéria e vamos sensibilizar o prefeito Chico Galindo da sua importância”, pontuou o vereador.

Padre Hildo, um dos maiores defensores do fechamento da rua, lembra que o predio da igreja já precisou passar por uma restauração há poucos anos e representa o marco do nascimento de Cuiabá. “Eu analiso por todo o contexto histórico que essa igreja tem para história de Cuiabá, para Mato Grosso. Uma igreja que está aqui antes de nós, desde 1750. Toda a civilização cuiabana foi construida ao redor desse partimonio histórico que precisa ser preservado”, enfatizou o padre.

Adenir Mendes de Figueiredo, rainha da Festa de São Benedito de 2011, fez um apelo para que os vereadores e o prefeito de Cuiabá garantam apoio a proposta do vereador Antônio Fernandes. “Não é só a igreja que vamos preservar, mas sim todas as casas que estão ao redor. Faço um pedido para que os demais vereadores acompanhem o projeto de lei que é muito importante para nossa comunidade”, disse Adenir.

Ao final da audiência, alguns moradores externaram a preocupação com a segurança da região, que atualmente é alvo de traficantes e usuários de drogas. Para debater o problema e buscar soluções, o vereador Antônio Fernandes se comprometeu a solicitar uma outra audiência, porém para debater a segurança pública. O requerimento já foi encaminhado hoje (16) à Mesa Diretora e aguarda aprovação.

Assessoria de Gabinete