Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/06/2011
Projeto de Lei aponta os perigos causados pelo descarte incorreto de medicamentos

Mesmo com os riscos da automedicação, é comum encontrar pessoas com o hábito de guardar em casa remédios para resfriados, dor de cabeça, colírios e anti-inflamatórios. Mas você já se perguntou o que fazer com os medicamentos quando estão com o prazo de validade vencido ou quando o tratamento de alguma doença acaba, mas sobram comprimidos na caixinha?

O Projeto de Lei 12/2011 apresentado pelo Vereador Arnaldo Penha,  liderança peemedebista na Câmara Municipal de Cuiabá, durante a sessão da última terça-feira (21-06), aponta a necessidade da criação de um posto de entrega voluntária de medicamentos vencidos, que descartados de forma incorreta pode causar sérios damos a população e ao meio ambiente.

Segundo pesquisas realizadas pela Agencia Nacional de vigilância Sanitária- Anvisa, os remédios podem causar danos ao meio ambiente como a contaminação do solo e da água. O sistema de esgoto brasileiro não está preparado para fazer o tratamento retirando as substâncias tóxicas provenientes de medicamentos atirados na pia ou no vaso sanitário.

Além da Implantação de postos de entrega voluntária de medicamentos vencidos, o projeto  será pautado na elaboração de campanhas de conscientização sobre os riscos e a necessidade de descartar tais medicamentos em locais apropriados. O Poder Executivo, por meio do órgão competente, ficará responsável pelo recolhimento e destinação final dos medicamentos vencidos, coletados em cada ponto implantado para esse fim.

‘Em nossa cidade acompanhamos vários casos de pessoas e crianças que ingeriram medicamentos  acidentalmente e devemos nos preocupar com a contaminação do solo, pois o risco destas substancias tóxicas caírem nas redes pluviais são grandes, retornando para as nossas residências', aponta o 1° vice-presidente da câmara.

O parlamentar, durante a sessão, pediu o apoio dos representantes e das lideranças municipais para que esta lei seja aprovada e venha vigorar o quanto antes em nossa região. ‘ Precisamos levar esta forma de descarte aos moradores de nossa cidade, não somente aos hospitais, como vem acontecendo algumas vezes de maneira precária’, pontua Arnaldo.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.