22/06/2011
Câmara entrega títulos honoríficos “Dom Aquino Corrêa” a 13 personalidades
Silva

A Câmara de Cuiabá entregou 13 títulos honoríficos “Dom Aquino Corrêa” a personalidades da sociedade cuiabana que se destacaram por meio de relevantes serviços prestados ao município. A solenidade, presidida pelo 1º Vice Presidente, vereador Arnaldo Penha (PMDB), foi realizada na manhã desta quarta-feira (22/06), no Plenário das Deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral.

Para vereador Arnaldo Penha, a entrega dos títulos Dom Aquino Corrêa é um fato importante para a Câmara, pois lembra uma pessoa com qualidades ímpar e que é referência para muitos cuiabanos pelo caráter irretocável. “Dom Aquino é uma das personalidades mais importantes do nosso Estado e que elevou o nome de Cuiabá aos grandes centros”.

O presidente do Legislativo, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ressalta que para os 13 homenageados a entrega do título honorífico Dom Aquino Corrêa é “uma forma de reconhecimento para as pessoas que têm contribuído para o crescimento sócio-econômico da Capital”.

Durante a cerimônia, que teve a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados, o público assistiu à palestra sobre a vida de Dom Aquino Corrêa, proferida por Carlos Gomes de Carvalho, membro da Academia Mato-grossense de Letras. Segundo ele, Dom Aquino é um exemplo a ser seguido por todos, principalmente, por homens públicos. “Estamos necessitando de homens públicos corretos, dignos e intelectuais”.

O palestrante lembra que quando se fala de Dom Aquino, é comum citarem o intelectual, poeta, escritor e religioso. Mas, poucos falam do político exemplar. Ele relembra um fato curioso e marcante na vida de Dom Aquino: “mesmo nunca sendo político, tornou-se Governador do Estado”. Isso, conforme Carlos Gomes, só foi possível porque Dom Aquino era visto como um homem íntegro e conciliador.

Entre os 13 homenageados estão professores, juízes, lideranças de bairros, servidores públicos. A honraria foi entregue para o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Rubens dos Santos de Oliveira; presidente do Instituto Municipal da Previdência Social dos Servidores de Cuiabá, Ronaldo Taveira; servidor público e fundador do bairro Cohab Nova, Emanoel do Espírito Santo, professora Leila Borges Lacerda; funcionária do Pronto Socorro de Cuiabá, Marlene de Figueiredo Ourives; juiz Francisco Alexandre Ferreira Mendes, dentre outros cidadãos cuiabanos

HISTÓRICO - Francisco de Aquino Correia nasceu em Cuiabá, em 2 de abril de 1885 e faleceu em São Paulo, em 22 de março de 1956. Foi governador de Mato Grosso com 32 anos. Também foi poeta e escritor e o primeiro mato-grossense a pertencer à Academia Brasileira de Letras. Tornou-se arcebispo de Cuiabá com 29 anos, sendo até hoje o mais jovem bispo do mundo.

Alice Matos