28/06/2011
Vereadores se sensibilizam com reivindicação de servidores em sessão na Câmara de Cuiabá

A maioria dos vereadores de Cuiabá se comprometeu em participar da interlocução com a Prefeitura Municipal para que seja agilizado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores públicos. “Sem dúvida, trata-se de uma reivindicação justa e vamos dialogar com o Poder Executivo, para encontarmos o denominador comum e valorizar o funcionalismo”, explica o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), que, em julho, assumirá Prefeitura por três semanas, durante licença do prefeito Francisco Galindo Filho (PTB).

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipal de Cuiabá (Sispumc), Jaime Metelo, reivindicou, durante sessão matutina desta terça-feira (28/06), que a Câmara acelere a luta por um novo PCCS  para a categoria. Segundo ele, a nova proposta apresentada pelo Executivo penaliza o servidor, tendo em vista que geraria um prejuízo de 50% nos proventos.

“A categoria não tem recomposição salarial a mais de 17 anos, precisamos urgentemente do apoio dos vereadores para que acompanhe a discussão e nos ajude a resolver esse dilema junto ao Executivo. Todos os servidores sonham em aposentar com um aumento, porém à duas décadas esse sonho não é concretizado,” reclamou o presidente da Sespumc.

Durante a discussão, o vereador Adevair Cabral (PDT) disse ser lamentável a situação e observou que os servidores estão excluídos de qualquer benefício. “É inaceitável a situação dos servidores da saúde, estaremos encampando essa luta justa,” se comprometeu o parlamentar.

Lúdio Cabral, líder do PT, disse que do ponto de vista jurídico, a proposta apresentada pelo Executivo é uma aberração, ficando claro, um grande prejuízo aos servidores. “Vemos na proposta uma injustiça, o que é inaceitável, estaremos buscando uma solução,” apontou.

Em contrapartida, o vereador Everton Pop (PP), líder do Executivo no Poder Legislativo, afirmou que os vereadores estão comprometidos em resolver a problemática com a Prefeitura de Cuiabá. Pop convidou o Sispumc e os representantes dos servidores para uma reunião, nesta quarta-feira (29/06), às 15h no Palácio Alencastro, com o prefeito Francisco Belo Galindo.

“Não vamos aprovar um projeto que não vai de encontro com o desejo dos servidores, acredito que o prefeito está muito mal assessorado em ainda não ter chegado a um consenso com as partes,” disse Everton Pop na tribuna.

Adrielle Piovezan