28/06/2011
Neri Geller encampa projeto da Câmara de Cuiabá para regularização fundiária urbana

Considerado um dos principais projetos sociais do poder público mato-grossense para ser executado, na Capital, até 2014, o Programa Regularizar – Um Gesto de Carinho de Direito à Moradia, idealizado pela Câmara de Cuiabá, tende a dar um salto nos próximos meses, ao consolidar a parceria com o governo federal, através do Ministério das Cidades.

A projeção partiu do deputado federal Neri Geller (PP), ao anunciar que pretende ter uma atuação política mais forte em Cuiabá e que pretende ajudar, “em tudo que for possível”, no programa de regularização fundiária da cidade.

Neri Geller foi recebido por nove vereadores, no gabinete da Presidência do Palácio Paschoal Moreira Cabral, para se colocar “à disposição dos anseios manifestados pelos representantes de Cuiabá”. Ele anunciou que, em julho, irá levar o prefeito em exercício Júlio Pinheiro (PTB) e a Mesa Diretora da Câmara para audiência com o ministro das Cidades, deputado Mário Negromonte (PP), e irá apresentá-los para a ministra Ideli Salvatti, da Casa Civil, e ao alto comando da CâmaraFederal e Senado.

O presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro (PTB), destacou a importância da parceria do Ministério das Cidades com a Prefeitura Municipal e o governo de Mato Grosso, através do Instituto de Terras do Estado (Intermat), na luta pela regularização fundiária. Ele citou o caso do bairro Santa Izabel, com quase cinco mil lotes, fundado em 1976, pelo falecido ex-governador Dante de Oliveira junto com o ex-deputado federal Gilson de Barros. “São milhares de famílias que aguardam anos a fio a regularização fundiária, como um prêmio por uma vida inteira de luta”, pondera Pinheiro.

Ele cita que o presidente da Assembléia, deputado José Riva (PP), se tornou um dos principais incentivadores do Programa Regularizar, justamente por conta da função social demonstrada pela proposta do Legislativo da Capital.

Autódromo

O vereador Carlos Eduardo ‘Tuba’ Haddad, líder do PTB na Câmara, pediu a Neri Geller ajuda na busca de financiamento do governo federal para a construção do Autódromo de Cuiabá. Ele recebeu a garantia de que não vão faltar esforços da bancada de Mato Grosso, em Brasília, para viabilizar os recursos necessários para a empreitada.

Segundo ‘Tuba’ Haddad, o projeto básico de engenharia do autódromo está orçado em R$ 450 mil. Neri Geller disse que conhece bem o trabalho dos parlamentares municipais e recordou que foi vereador por dois mandatos em Lucasdo Rio Verde (Médio Norte).

Na legislatura anterior, assumiu a Câmara por quase um ano e agora está desde o início do mandato, em substituição ao deputado licenciado Eliene José de Lima (PP), secretário de Estado de Ciência e Tecnologia.

Além de Pinheiro e Carlos Eduardo ‘Tuba’, participaram da recepção a Neri Geller os vereadores Arnaldo Penha (PMDB), vice-presidente da Mesa Diretora; Lueci Ramos (PSDB), primeira secretária; ProfessorNéviton Moraes (PRTB), segundo secretário; Thiago Nunes (PSDB); Pastor Washington Barbosa (PRB); Tótó César (PRTB) e Leonardo de Oliveira(PSDB).

Ronaldo Pacheco

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues