30/06/2011
Cobrança de informações da Agecopa sobre VLT domina debates em sessão na Câmara
Secom CâmaraCbá

Durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na manhã desta quinta-feira (30.6), a maioria dos vereadores reclamou da falta de informações por parte da Agecopa em relação de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Os parlamentares cuiabanos desejam ter acesso ao estudo técnico de engenharia e viabilidade econômica que resultou na escolha desse meio de transporte para interligar Cuiabá e Várzea Grande.

Nesse sentido, o vereador Domingos Sávio (PMDB) disse que irá solicitar ao prefeito de Cuiabá que faça um requerimento ao presidente da Agecopa, Eder de Moraes, para que a agência encaminhe a prefeitura cópia de todo o processo que envolve a contratação do VLT, incluindo o estudo técnico. “A prefeitura precisa ser informada de todo esse processo. É dela o poder de concessão de transporte coletivo em Cuiabá”, comentou Sávio.

Essa é uma preocupação geral, pois para os vereadores tanto o Poder Executivo como o Legislativo, bem como a sociedade, precisam estar inseridos nas decisões de infraestrutura para a Copa do Mundo que envolvem a cidade.

O vereador Totó César (PRTB) citou que os parlamentares foram muito cobrados pela comunidade, durante a audiência pública realizada pela Câmara Municipal, para debater as desapropriações para o Mundial de Futebol. “A população está nos cobrando informações e não temos o que dizer. Precisamos de espaço para saber o que estão tratando lá na Agecopa”.

Posicionaram da mesma forma os vereadores Carlos Eduardo Tuba Haddad (PTB), Tiago Nunes (PSDB), Pastor Washington (PRB), Leonardo de Oliveira (PSDB), Missael Galvão (PR) e Toninho de Souza (PDT). Para eles, o presidente da Agecopa precisa fornecer informações e inserir de vez a Câmara de Cuiabá em todos os processos relacionados à Copa do Mundo.

“A questão não é defender o BRT ou mesmo o VLT, mas, sim, saber corretamente como funciona cada sistema. Porque, hoje, não temos informações técnicas precisas tanto de um quanto de outro”, resume Domingos Sávio.

Alice Matos