01/07/2011
Júlio Pinheiro cobra clareza da Agecopa sobre VLT Arnaldo Penha avisa que Câmara está atenta
Silva

A Prefeitura de Cuiabá vai cobrar esclarecimento da Agência Executora das Obras da Copa do Pantanal de 2014 (Agecopa) sobre os critérios técnicos e de viabilidade econômica para escolha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ao custo de 1,1 bilhão, como principal alternativa de transporte público para a Região Metropolitana. O anúncio partiu do prefeito em exercício Júlio Pinheiro (PTB), no discurso de posse, na noite desta quinta-feira (30/06), em cerimônia no Plenário das Deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral, ao substituir o prefeito licenciado Francisco Bello Galindo Filho (PTB). Concomitantemente, o vereador Arnaldo Penha (PMDB) assumiu o comando da Câmara de Cuiabá.

“Embora eu seja leigo no assunto, ao que constar, com o BRT (Bus Rapid Transit), com custo estimado em menos de R$ 400 milhões e desempenho semelhante, teríamos uma economia de R$ 700 milhões, dinheiro suficiente para asfaltar todos os bairros de Cuiabá ou, ainda, reduzir a zero o déficit de moradias da cidade”, avalia Júlio Pinheiro.

Para o prefeito em exercício, com o VLT, até mesmo o passe-livre, implantado há quase 10 anos, está sob risco. “Infelizmente, o presidente da Agecopa <Éder de Moraes Dias> não é afeito ao diálogo, porque essa é uma discussão que deveria estar sendo travada há tempos e os senhores podem ter certeza de que vamos ampliá-la”, argumenta ele.

Nesta sexta-feira (01/07), o primeiro compromisso oficial de Júlio Pinheiro como prefeito em exercício é participar de um evento da Agecopa, no auditório do Hotel De Ville – Avenida Isaac Póvoas, área central da cidade.

Como educador, Chico Galindo disse que a prioridade de sua licença é a educação. Embora esteja sem descansar há nove anos, ele disse que não vai tirar férias, agora, devendo fazer isso em dezembro ou janeiro de 2012. O prefeito licenciado revelou que para segue para participar de um seminário em Portugal para melhorar a educação nas escolas da Capital. Galindo observou que pretende buscar uma parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal, que possui mais de 700 anos, como forma de dinamizar as escolas da Capital.

O prefeito licenciado anunciou que, em sua volta, pretende lançar o programa Ponte de Concreto, para acabar com as 117 pontes de madeira do município. Além disso, deixou toda documentação preparada para que, na tarde desta sexta-feira (01/07), Júlio Pinheiro assine a licitação para compra de 60 caminhões, 10 moto-niveladoras e duas retro-escavadeiras para atender os bairros de Cuiabá.

Francisco Galindo anuncio que, em sua volta, pretende assinar o convênio da primeira etapa do Projeto Poeria Zero, que tem condições de asfaltar 100% das ruas de Cuiabá até 2014.

Ao recordar sua origem como presidente de Associação de Bairro, Arnaldo Penha afirmou que a Câmara de Cuiabá será parceira das comunidade e ficará sempre de portas abertas. “O movimento comunitário é a Escola da Democracia”, aponta ele.

Arnaldo Penha afirma que a regularização fundiária e a democratização dos debates sobre os investimentos para a Copa do Pantanal estão em sua plataforma. “Estamos vivendo um momento ímpar em nossa história e, em breve, será uma das cidades mais visitadas do Brasil, após a Copa”, resume Penha.

Ronaldo Pacheco