01/07/2011
Arnaldo Penha recebe comunitários para discutir regularização fundiária
Luiz Alves

O vereador Arnaldo Penha (PMDB), presidente em exercício da Câmara de Cuiabá, vai ampliar a abertura das portas do Legislativo Municipal para o movimento comunitário e organizações sociais. Na próxima quarta-feira, dia 6, líderes de 20 bairros de Cuiabá vão se reunir com o presidente para apresentar suas reivindicações, principalmente em infraestrutura e regularização fundiária. O encontro será no gabinete da Presidência do Palácio Paschoal Moreira Cabral, a partir das 9 horas.

Arnaldo Penha acredita que ouvir as lideranças comunitárias é muito importante para o trabalho do parlamento municipal, pois “são os líderes de bairros que conhecem os anseios da população. Eles sabem as reais necessidades do bairro e se as reivindicações são por asfalto, água, luz, segurança”.

Uma das questões a ser tratada na reunião, segundo o presidente em exercício, com o movimento comunitário será, sem dúvida, a regularização fundiária dos bairros de Cuiabá. Esse é um assunto que aflige boa parte dos moradores, pois muitos residem há anos em suas casas sem título definitivo da terra.

Nesse sentido, o presidente Arnaldo Penha irá apresentar aos líderes comunitários o Programa Regularizar – Um Gesto de Carinho de Direito à Moradia, que é de iniciativa da Mesa Diretora da Câmara Municipal em parceria com o governo federal, através do Ministério das Cidades, com a Prefeitura Municipal e o governo de Mato Grosso, através do Instituto de Terras do Estado (Intermat). O projeto prevê a regularização de 30 mil imóveis em Cuiabá até 2014.

Para Arnaldo Penha esse é um dos principais projetos da Câmara de Cuiabá, devido a sua grande abrangência na comunidade e ser um desafio social assumido pelo poder público. O vereador cita como exemplos o bairro São Benedito e o Conjunto Habitacional Coesa que estão há tempos lutando pela regularização fundiária.

O presidente em exercício Arnaldo Penha também pretende tratar com os movimentos comunitários sobre as melhorias de infraestrutura básica dos bairros de Cuiabá, como ênfase para a pavimentação. “Vamos, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, intensificar o programa Multiação e, para isso, vamos ouvir as necessidades de cada bairro, para então fazer os encaminhamentos”.

Alice Matos