Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
01/07/2011
Sanecap abraça causa do movimento Pró Guia

Integrantes do movimento 'Pró Guia' deixaram a audiência com o presidente da Sanecap, Aray Fonseca, satisfeitos com a garantia de que o problema da escassez de água no distrito será solucionado. No encontro, realizado nesta sexta-feira (01-07), na sede da autarquia, localizada no bairro Carumbé, Fonseca se comprometeu em enviar o mais rápido possível técnicos e engenheiros da companhia a Guia para fazer um levantamento técnico da possibilidade de aumentar a capacidade de distribuição de água no perímetro urbano do distrito e a perfuração de poços artesianos na zona rural aos pequenos produtores da agricultura familiar.

Na reunião, que teve a participação de sete representantes da comunidade, foi levantada a possibilidade de se fazer uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), especialista em perfuração de poços artesianos nos projetos de assentamentos rurais do governo Federal no interior do país. Segundo Aray Fonseca, a ida dos técnicos da Sanecap a Guia, prevista para ocorrer na próxima semana, é importante para realizar o estudo de viabilidade do projeto e o seu custo. Para acelerar o trabalho,  uma vez que a população já vem sofrendo coma falta de água por conta da chegada do período de estiagem em Mato Grosso, a Sanecap irá disponibilizar mão-de-obra e seu maquinário.

Um dos líderes do movimento 'Pró Guia', Odil Fonseca, chegou a relatar o sofrimento de toda a população do distrito, em especial dos moradores da zona rural. Segundo ele, famílias têm que caminhar cerca de 20 km para a lavagem de roupas à beira de um córrego que passa pela região. Além do agravante de que os pequenos produtores não contam com o líquido para a sua plantação de subsitência e criação de animais. "A situação é bastante dramática e dura aos moradores da zona rural da Guia. E, esse sofrimento vem de muito tempo. Não é admissível em pleno século XXI uma população sofrer com a falta de água. O mais duro que todo mundo fala da Copa do Mundo em Cuiabá, mas parte de sua população padece com este sério problema", lamentou Odil Fonseca.

Por sua vez, o sub-prefeito do distrito Benacil de Souza afirmou que para solucionar o problema de falta de água na zona rural é preciso a perfuração de sete poços artesianos, um cada comunidade. Elas são Lajinha, Varginha, Terra Vermelha, Mata Dentro, Campina Verde, Machadinho e Rio Azul. "Para eliminar de vez o problema será preciso um poço para cada comunidade, pois a distância de uma para outra é grande, distante", afirmou.

No papel de intermediador, o vereador Toninho de Souza (PDT) se comprometeu em acompanhar de perto todo o andamento do projeto junto a Sanecap. O parlamentar, inclusive, já agendou uma visita a Guia para os próximos dias para verificar o trabalho in loco dos técnicos e engenheiros da Sanecap. "Como representante do povo, inclusive com a missão de ajudar os moradores da Guia, estaremos indo ao distrito para acompanhar todo o trabalho", afirmou.

Na oportunidade, os líderes do movimento 'Pró Guia' aproveitaram a reunião para solicitar também a inclusão do distrito no projeto 'Peixe Santo' tocado pela prefeitura de Cuiabá. O programa ajuda pequenos produtores rurais da capital na criação de peixes, dando suporte logístico e técnico para a abertura de tanques. Aray Fonseca garantiu que há possibilidade de ajudar os moradores a ter acesso ao programa de psicultura.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.