15/07/2011
Coleta seletiva de lixo é debatida em audiência na Câmara de Cuiabá
Luiz Alves

Audiência pública realizada na Câmara de Cuiabá debateu a coleta seletiva de recicláveis na Capital. Requerida pelo vereador Leonardo Oliveira (PSDB), o evento ocorreu na manhã de hoje (15) e reuniu representantes das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de representantes de organizações ligadas às questões ambientais. Também participou da audiência o vereador Tiago Nunes (PSDB).

O vereador Leonardo Oliveira explicou que solicitou a audiência, pois entende a complexidade do tema reciclagem e acredita que no amplo debate para encontrar a melhor forma de estruturar o projeto de coleta seletiva em Cuiabá. “Para iniciar esse processo é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados pelo município ou localidade a ser implantado”.

Neste sentido, o coordenador do Grupo de Apoio, Estudos e Pesquisa Ambiental e Cultural, Tony Schuring, fez uma explanação mostrando exemplos práticos sobre coleta seletiva solidária em outros municípios. Para ele, o sucesso da reciclagem do lixo está no poder de organização e de mobilização tanto das pessoas como da própria cidade.

O vereador Tiago Nunes disse que irá se interar melhor sobre o contrato firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a empresa de lixo e, então, fazer as intervenções necessárias para que a coleta de seletiva de lixo na capital seja uma realidade.

Na avaliação do vereador Leonardo de Oliveira, envolver os responsáveis e co-responsáveis pela gestão ambiental em Cuiabá no debate foi extremamente importante. O parlamentar observou que foi uma boa oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre o assunto, mas, principalmente, para saber que a coleta seletiva é possível sim, basta querer. “Há estados e municípios que já possuem o projeto implantado e funcionando plenamente”, finalizou.

A audiência teve a presença ainda de Thiago da Silva Duarte (Cooperativa de Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis), Solange Cruz (Gestão de Resíduos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente), Vitor Airton Gimenes (Gestor Ambiental do Grupo Vivah), Giovanna Ricci (Rede Cemat), Teresinha Rodrigues (Fórum Estadual Lixo e Cidadania), Setembrino Carvalho (Grupo de Apoio, Estudo e Pesquisa Ambiental) e Maria Betânia (AMAS-MT).

Alice Mattos