02/08/2011
Câmara realiza campanha de doação de sangue
Luiz Alves

A Câmara de Vereadores de Cuiabá fará uma campanha de sensibilização para doação de sangue no dia 1º de setembro. Nesse dia, a Unidade Móvel do MT-Hemocentro estará estacionada em frente à praça Paschoal Moreira Câmara, das 07h30 às 17 horas, para a coleta de sangue dos servidores e da comunidade em geral.

Este ano é a segunda vez que o Legislativo Municipal realiza a campanha de doação de sangue. Segundo a secretária de Cultura da Câmara Municipal, Daniela Ribeiro Cardoso, o convite foi feito pela Casa de Leis para a prática da solidariedade.

“No mês de maio, a unidade móvel do hemocentro esteve na Câmara e grande parte dos servidores aderiu à campanha de doação de sangue, agora, mais uma vez, os funcionários do Poder Legislativo Municipal terão a chance de ajudar quem precisa”, comentou a secretária.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde.

Veja abaixo se você pode ser um doador de sangue

Pode ser homem ou mulher, com boa saúde, que não tenha sido acometido depois dos 10 anos de idade de hepatite;

Não seja usuário de drogas;

Estar alimentado;

Não estar fazendo uso de medicamentos;

Ter entre 18 e 65 anos de idade;

Pesar acima de 50 quilos

Apresentar um dos seguintes documentos: carteira de identidade, profissional, habilitação ou passaporte;

Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;

Não realizar exercícios físicos antes da doação;

Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas;

Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;

Não ter realizado endoscopia nos últimos doze meses;

Evitar fumar 2 horas antes da doação.

Andréia Cruz

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo