04/08/2011
Edivá afirma que só concessão viabiliza recursos para saneamento

O vereador Edivá Alves (PSDB) se posicionou favorável a criação da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário na Capital (AMAES-Cuiabá), cujo Projeto de Lei foi aprovado pelo Legislativo no dia 12/7. Hoje, na opinião do vereador, a concessão é a melhor saída para Cuiabá, principalmente pelos recursos que serão viabilizados para o saneamento básico, em curto prazo.

Para Edivá, a preocupação vai muito além da falta de água, pois a capital mato-grossense tem sérios problemas de saneamento e os investimentos são altíssimos. Ele disse que, em Cuiabá, menos de 30% das residências tem saneamento coletado e seriam necessários recursos da ordem de R$ 1 bilhão para coletar e tratar todo o esgoto na Capital. “O investimento é muito alto, portanto, só a concessão iria possibilitar a execução desse serviço”.

Ao defender a criação da agência, Edivá cita exemplos de cidades que já possuem a concessão dos serviços de água e esgoto, como Niterói, onde o controle da tarifa é feito pela agência e Brasília, onde o serviço é realizado por uma empresa pública de direito privado.

O parlamentar ainda chama atenção para a ilusão que são os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Edivá Alves, o governo federal usa o PAC politicamente e da forma que lhe convém. “Anuncia o recurso, mas na sequência o retém. Os recursos são liberados conforme vontade política do partido, pois em Cuiabá, nem 7% foi realizado e no Brasil, esse percentual não passa de 30%”.

Por isso, o vereador Edivá Alves acredita que somente com a concessão do serviço de água e esgoto, Cuiabá vai conseguir levar a todas as comunidades o esgoto tratado. “Não podemos continuar sendo ameaçados pelo governo federal com as obras do PAC, temos que procurar soluções como a concessão”.

Alice Matos