05/08/2011
Câmara de Cuiabá recebe exposição de orquídeas

O 1º Festival de Orquídeas do Campo D’Ourique será realizado na praça Paschoal Moreira Cabral, em frente à Câmara Municipal de Cuiabá, nos dias 11 e 14 de agosto. O evento tem a parceria do orquidário Parecis, de Campo Novo do Parecis, que trará para Cuiabá o que há de mais belo em espécies e híbridos nacionais e estrangeiros.

Durante o festival, será realizada uma palestra com o tema “Como Cultivar Orquídea”, com o orquidófilo Luís Carlos Koczkodaw. O mini-curso ocorrerá no penúltimo dia do evento, dia 13, no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho da Câmara Municipal), das 9h às 11 horas.

Segundo a secretária de Cultura do Poder Legislativo, Daniela Ribeiro Cardoso, parte do dinheiro arrecadado durante o festival será doado para a  Apae Cuiabá. “A população terá a oportunidade de conhecer e levar para a casa diversos tipos de orquídeas, além de contribuir com a Apae”, comentou a secretária.

O arquidófilo Luís Carlos Koczkodaw explica que serão comercializadas mudas de dois anos, como a Denphal, até plantas de 20 anos, como a Vanda, com preços de R$ 10 a R$ 200. Além das plantas, adubos, fertilizantes, vasos, cachepôs e substratos também serão vendidos no festival. “Durante toda a exposição, serão repassadas dicas de cultivos aos casos específicos de cada colecionador ou cultivador”, acrescenta o arquidófilo.

Andréia Cruz