10/08/2011
Audiência pública na Câmara vai debater Novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo

A Câmara de Cuiabá vai realizar audiência pública para tratar com a comunidade e entidades representativas, sobre a lei do novo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), sancionada em 2010, pelo então presidente  Luiz Inácio Lula da Silva. A audiência foi requerida pelo presidente da Mesa Diretora, vereador Júlio Pinheiro (PTB), tendo por objetivo debater os anseios dos profissionais da área, além de mobilizar a categoria para a eleição do primeiro Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso.

Durante a audiência que será realizada em 26 de outubro, no Palácio Paschoal Moreira Cabral, representantes do (CAU) vão especificar, de forma precisa e objetiva, as atribuições e campos de atuação destes profissionais, com a principal finalidade de exterminar a obscuridade e possíveis dúvidas ainda existentes.

A tendência é de que sejam debatidos, também, temas sobre urbanismo e ocupação demográfica de Cuiabá e outras cidades mato-grossenses. O caso mais grave é de Cuiabá, por conta da ocupação desordenada, principalmente nas últimas três décadas, com o surgimento de dezenas de bairros, a maioria carentes de um mínimo de infra-estrutura básica.

Com o novo conselho criado, os arquitetos terão uma regulamentação própria, totalmente desvinculada da regulamentação profissional de engenheiros, que a até então, eles eram representados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelos Conselhos Estaduais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREAs).

Confirmaram presença para a audiência, representantes do Sindicato dos Arquitetos de Mato Grosso, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional do Arquitetos Urbanistas (FNA), Agência Executora da Copa de 2014 (Agecopa), União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso e faculdades que possuem o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Adrielle Piovezan