10/08/2011
Festival de Orquídea Campo D’Ourique começa nesta quinta-feira
O 1º Festival de Orquídeas do Campo D’Ourique começa nesta quinta-feira (11), a  partir das 8 horas, na praça Paschoal Moreira Cabral, em frente à Câmara Municipal de Cuiabá. Até domingo, a população cuiabana terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo das orquídeas, além de colaborar com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae).

Durante quatro dias, o orquidário Parecis, de Campo Novo do Parecis, trará para Cuiabá o que há de mais belo em espécies e híbridos nacionais e estrangeiros. Para quem gosta de colecionar ou cultivar a planta, o orquidófilo Luís Carlos Koczkodaw, fará um mini-curso com o tema “Como Cultivar Orquídea”. A palestra ocorrerá no sábado, dia 13, no auditório Ana Maria do Couto (Plenarinho da Câmara Municipal), das 9h às 11 horas.

O orquidófilo Luís Carlos Koczkoday explica que serão comercializadas mudas de dois anos, como a Denphal, até plantas de 20 anos, como a Vanda, com preços de R$ 10 a R$ 200. Além das plantas, adubos, fertilizantes, vasos, cachepôs e substratos também serão vendidos no festival. “Durante toda a exposição, serão repassadas dicas de cultivos aos casos específicos de cada colecionador ou cultivador”, acrescenta o arquidófilo.

Segundo a secretária de Cultura do Poder Legislativo, Daniela Ribeiro Cardoso, parte do dinheiro arrecadado durante o festival será doado para a  Apae Cuiabá.

Andréia Cruz