16/08/2011
Chico 2000 se reúne com contabilistas para debater redução da burocracia em Cuiabá
Silva

O vereador Chico 2000, líder do PR na Câmara de Cuiabá, esteve reunido com representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e de empresas de contabilidade, no gabinete da Presidência do Palácio Paschoal Moreira Cabral, para discutir possíveis soluções para os entraves administrativos e burocráticos, na liberação de documentos fornecidos pela Prefeitura Municipal, como certidões negativas, alvarás, registros e outros.

A categoria cobra melhores prazos para alterações de contratos e registros de imóveis e, ainda, reclama que as datas praticada atualmente são bastante complicadas de serem cumpridas. “Hoje, temos que ter a presença do proprietário para retirar a certidão negativa. Temos 15 dias para fazer registros, sendo leva-se 12 dias para aprovações de contrato e, temos em seguida apenas três dias para realizar alterações”, argumenta o contador Ivonei Marcio Santana, conselheiro do CRC. “O que a gente precisa é de mais rapidez na liberação do alvará definitivo, que hoje leva cerca de 90 dias para ficar pronto”, observa Ivonei Santana.

A reunião entre Chico 2000 e os representante do setor, serviu para dar uma resposta a categoria, sobre essas reclamações, que já haviam sido repassadas para a prefeitura. “A prefeitura garantiu que irá fazer um licitação, em breve, para implantar um sistema informatizado de expedição da certidão, facilitando o trabalho dos contadores” pontuo o vereador.

A representante do Conselho Fiscal do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso (Sescon/MT), Elinei Coleta Santiago e Silva, reitera que os contadores pedem uma extensão no prazo para alteração contratual. “Essas alterações normalmente são pequenas e dizem respeito a atividade e endereço”. Hoje o prazo é de 15 dias, mas a categoria luta para ele passe a ser de 30 dias.

O documento de resposta da prefeitura, assinado pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Silvio Fidélis, deixou algumas lacunas para os questionamentos e apelos da classe contabilista. O vereador Chico 2000, recolheu todas as informações da reunião, que foram encaminhadas, novamente, para a prefeitura, no anseio de resolver a situação.

Também estiveram presentes à reunião o diretor administrativo do Sescon/MT, José Braither; e os contadores César Constantino e Rubi Kelm, representando suas empresas.

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!