19/08/2011
Washington Barbosa pede placas de sinalizações para amenizar riscos de acidentes em Cuiabá

“Melhorias no trânsito de Cuiabá” foi tema da discussão do vereador Pastor Washington Barbosa (PRB), na tribuna livre, da sessão ordinária da ultima quinta-feira (18/08), Na Câmara Municipal. Estatísticas comprovam que a sinalização adequada e visível reduz em até 75% o risco de acidentes.

De acordo com o parlamentar republicano, a falta sinalização em centenas de ruas e avenidas da Capital mato-grossense tem prejudicando o tráfego de motoristas e pedestres devido o excesso de veículos.

“O trânsito de Cuiabá está caótico há tempos. O poder público precisa tomar providências com urgência; caso contrário, em breve não  mais será possível transitar pelas ruas, principalmente na área central”, argumenta ele. “O pior são os riscos de acidentes que estão crescendo absurdamente”, observa o líder do PRB na Câmara.

Na oportunidade, o vereador solicitou da Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), que instale, com urgência, uma placa ‘Pare’, na rua 01 (um) do bairro Jardim Araçá. Atendendo às reivindicações de moradores, Washington Barbosa assegura que a placa vai orientar os motoristas e ainda garantir maior segurança à população que transitam pelas vias do bairro.

“Faixas de pedestres e demarcação apagadas, semáforos desligados e lombadas sem sinalização são um dos principais problemas encontrados em todas as zonas da cidade, a SMTU precisa averiguar com mais assiduidade as ruas de Cuiabá, para posteriormente sinalizar, com intuito de diminuir os riscos de acidentes,” observou o republicano.

Pastor Washington alertou que a falta de sinalização deixam o trânsito perigoso principalmente durante a noite quando visibilidade é reduzida. “Com a visibilidade inferior à luz do dia o risco de acidente aumenta, por isso a obrigatoriedade das placas, principalmente nos bairros, que geralmente são esquecidos pelo fluxo ser menor de carros”, completa o parlamentar cristão.

Adrielle Piovezan