02/09/2011
Comissão começa fiscalizar obras da Copa de 2014 e debate hoje transporte na Assembléia

Como forma de exigir que sejam respeitados os direitos da população, a Câmara de Cuiabá instalou a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa do Pantanal de 2014.  O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro (PTB), assegurou que a prioridade é ter certeza da correta aplicação do dinheiro público e, principalmente, do bem-estar das pessoas que vivem nas regiões afetadas pelas obras que começam em poucas semanas.

A primeira atividade oficial é a participação da Comissão Especial da Câmara na audiência pública que acontece na tarde desta sexta-feira (02/09), no auditório Renê Barbour, promovida pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso. Os parlamentares vão debater as vantagens de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Vereador Edivá Pereira Alves (PSDB) foi eleito presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa.

Após a primeira reunião formal, anteontem (31/08), definiu-se os cargos da Comissão Especial e seus membros. Além de Edivá Alves como presidente, estão definidos os vereadores: Pastor Washington Barbosa (PRB), 1º vice-presidente; Marcus Fabrício (PP), 2º vice; Misael Galvão (PR), 1º secretário e relator geral; Clovito Hugueney (PTB), 2º secretário; e, ainda, Toninho de Souza (PDT), Domingos Sávio (PMDB) e Professor Néviton Moraes (PRTB), como suplentes.

Domingos Sávio será o coordenador das “visitas externas”, enquanto Néviton Moraes será sub-relator, dando texto final suporte ao trabalho de Misael Galvão.

Edivá Pereira Alves considera essencial que pessoas dos locais em que as obras estão sendo realizadas, em especial presidentes de Associações de Bairros e de Clubes de Mães, sejam ouvidas e ajudem a fiscalizar os investimentos.

Num contexto amplo, Edivá  Alves avisa que a Comissão Especial da Câmara vai buscar parcerias com entidades que dispõem de técnicos qualificados, como os Conselhos de Contabilidade de Mato Grosso (CRC/MT), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e de Engenharia e Arquitetura (Crea), entre outros.

Em outra ponta, a Comissão da Copa de 2014 vai contatar líderes, dirigentes e entidades do movimento comunitário, como a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense (Ucam), Sindicato dos Feirantes e Cooperativa dos Moto Fretistas de Mato Grosso (Coopermotos), entre outras.

Ronaldo Pacheco