20/09/2011
Dia da Orientação Farmacêutica poderá ser instituído por lei em Cuiabá

Proporcionar uma informação adequada aos estudantes e à comunidade escolar sobre os perigos da automedicação, de prevenção à falsificação e da propaganda enganosa, do uso abusivo de drogas é objetivo do vereador Pastor Washington (PRB), ao apresentar na Câmara de Cuiabá, nesta terça-feira (20/09), projeto de lei que institui o Dia da Orientação Farmacêutica.

A proposta é que o Dia da Orientação Farmacêutica seja comemorado anualmente, no dia 11 de novembro, nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal. Neste dia, deverão ser realizadas palestras, debates e discussões de questões relacionadas à assistência farmacêutica, com o objetivo de proporcionar uma adequada informação aos estudantes.

O projeto prevê ainda que a coordenação técnica dos eventos a serem realizados fique a cargo dos professores da área de ciências biológicas, em articulação com os organismos oficiais de saúde do bairro em que for localizada a unidade escolar. Também é proposta a colaboração, em especial, do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso.

Pastor Washington Barbosa justifica a proposta ressaltando que “são cada vez mais frequentes os acidentes, muitas vezes fatais, vitimando pessoas de todos os níveis sociais, em decorrência da ingestão incorreta ou indevida de um medicamento”. O vereador afirma que a automedicação, mais do que uma prática perigosa à saúde, “vem se constituindo num fenômeno cultural com raízes cada vez mais profundas em nossa sociedade”.

Para o Pastor Washington, “a prevenção é o melhor meio de combater esse mau costume , e realizar o trabalho no ambiente escolar será uma das formas mais eficientes de exterminar o problema,” observou o parlamentar.

Adrielle Piovezan