21/09/2011
Em reconhecimento, Câmara de Cuiabá presta homenagem a líderes comunitários do Coxipó
Luiz Alves

“Os líderes comunitários são heróis anônimos que, nas comunidades carentes e nos bairros populares, porque, não raras vezes, sacrificam suas famílias para defender a coletividade. São os amigos certos nas horas incertas”.  A tese foi apresentada pelo vereador Misael Galvão (PR), na manhã desta quarta-feira (21/09), durante cerimônia de entrega de Moção de Aplausos da Câmara de Cuiabá para cerca de 80 presidentes de Associações de Bairros e líderes comunitários do Grande Coxipó, região Sul da Capital.

Com o plenário das deliberações do Palácio Paschoal Moreira Cabral lotado, a Câmara Municipal entregou a comenda, individualmente, para cada líder comunitário. “Fazemos essa homenagem do fundo do coração, porque conhecemos a luta do movimento comunitário”, afirma Misael, que foi presidente da Associação dos Moradores do Doutro Fábio.

Convidado de honra, o diretor de Infraestrutura da Agência Executora de Obras da Copa (Agecopa), ex-deputado Carlos Brito, recordou que foi presidente da Associção dos Moradores do Parque Cuiabá e um dos fundadores da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), na primeira metade da década de 80.

“Temos que valorizar o líder comunitário, até por conta dos grandes avanços e reconhecimento da sociedade ao seu trabalho em prol dos bairros de Cuiabá”, aponta Carlos Brito. “Esses homens e mulheres merecem todo o nosso respeito, por seu trabalho”,  emenda Brito.

“Os lideres comunitários trabalham para melhorar a vida do próximo, para manter a ordem publica, mediando conflitos em todas as áreas do Grande Coxipó”, observa José Maurício Pereira, presidente da Ucam. “Temos que comemorar e ver este evento como o reconhecimento ao trabalho de todos os dirigentes de bases populares e organizações sociais”, aponta Maurício Pereira.

“Que Deus possa nos dar forças para continuar lutando pelos menos favorecido, e por todos os Brasileiros. Quero estender esta Homenagem a todos os Lideres Comunitários que hoje não estão mais presentes entre nós”, sugeriu o presidente da Associação dos Moradores do Altos do Coxipó, Gabriel B Voneye.

“Nossa missão é  atuar sempre com idealismo e renúncia, sem remuneração, fazendo um trabalho extraordinário de representação democrática, ao levar às autoridades as questões prementes enfrentadas por suas comunidades”, justifica a presidente da Associação dos Moradores do São Gonçalo Beira-Rio, Júlio Rodrigues.

Ronaldo Pacheco

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo