28/09/2011
Comunidade rejeita centro de recuperação e exige instalação de Ganha Tempo no CPA-IV

Pelo menos 200 mil pessoas tendem a ser beneficiadas diretamente com a implantação de uma unidade do Ganha Tempo, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), na antiga Associação dos Pracinhas, no CPA-IV (Grande Morada da Serra), ao invés de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos. A proposta feita ao Governo de Mato Grosso, oriunda da Associação dos Moradores do CPA-IV, foi reforçada por líderes comunitários, estudantes e pelo vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (28/09), durante manifesto na Avenida Urubu Rei, localizada no referido bairro.

A presidente da Associação dos Moradores do CPA-IV, professora Azenir Silva Teixeira, explica que a reivindicação é antiga, mas, agora, assumiu a condição de luta da política da comunidade, por causa da intenção da Igreja Assembléia de Deus implantar um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, na antiga Associação dos Pracinhas.

O problema crucial é que o local fica ao lado da Escola Estadual Victorino Monteiro, onde estudam quase 2.000 mil crianças da região Norte de Cuiabá. “Se alguém que estiver em tratamento cismar de pular o muro, que nem é tão alto, cai dentro da escola”, pondera Néviton de Moraes, que é educador da rede pública há mais de 20 anos.

O edifício está em reforma e a previsão é de que seja entregue no fim do mês de outubro. “É inconcebível que seja instalada a Casa de Recuperação, em meio às casas e tão próxima de crianças, dentro de uma escola estadual”, reclamou Azenir Teixeira, após reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, ex-deputado José Lacerda Filho.

Azenir Silva Teixeira reivindicou que o Governo do Estado doe uma chácara para a Igreja Assembléia de Deus instalar o seu Centro de Recuperação em local adequado e não ao lado de um colégio.

O vereador Néviton Moraes disse que confia no bom senso do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, presidente da Convenção das Assembléias de Deus de Mato Grosso, para implantar a Casa de Recuperação num outro local, liberando a Associação dos Pracinhas para atender à comunidade.

Após a conversa com José Lacerda, a expectativa da comunidade é de que o governador Silval Barbosa (PMDB) resolva a situação ainda este mês, antes da conclusão da reforma do prédio. “Estamos confiantes na solução desses problemas”, resume Azenir Teixeira.

Ronaldo Pacheco

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo