30/09/2011
Audiência na Câmara hoje vai debater projetos para realocar camelôs do centro de Cuiabá
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

A Câmara Municipal realiza hoje (30/9), a partir das 15 horas, no plenarinho Ana Maria do Couto, audiência pública para debater a situação dos camelôs da área central de Cuiabá, bem como apresentar propostas para realocá-los. O evento foi requerido pelo vereador Misael Galvão (PR), durante a sessão ordinária de ontem (29/9), e teve a anuência de todos os vereadores.

Misael informou que a audiência atende a uma sugestão do promotor do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE), Gerson Barbosa, quer espera da Prefeitura de Cuiabá uma solução urgente para regularizar a situação dos camelôs, que foram retirados da área central na terça-feira, dia 27/9. “O promotor determinou que a prefeitura apresentasse em audiência as três opções de projetos já acordados, para então contemplar com um projeto definitivo”, comentou o vereador.

Segundo Misael Galvão, a proposta a ser debatida sugere que os camelôs sejam instalados na Rua Antônio João, na Travessa Avelino Siqueira e que continuem os vendedores ambulantes que estão na rua atrás do Ganha Tempo, conhecido como ‘Beco’. “Essas sugestões já foram acordadas com os representantes dos camelôs e a Prefeitura de Cuiabá”, disse ele.

O parlamentar ainda destacou que existem estudos propondo a transferência dos camelôs para o Mercado Municipal - a ser reformado - e para o Complexo do Tempo Moderno – local do Shopping dos Camelôs -, no Porto.

Misael também destacou que o promotor Barbosa foi enfático ao afirmar para os vereadores que, independente da proposta a ser aprovada, todos os 175 camelôs registrados deverão estar com crachá, bancas padronizadas e manter o espaço para pedestre. Os parlamentares de Cuiabá estiveram reunidos com o promotor do Meio Ambiente na quarta-feira, dia 29/9, ocasião em que ficou definida a realização da audiência pública.

Alice Matos com Assessoria de Gabinete