30/09/2011
Vereadores apontam a ‘municipalização’ do Dutrinha como vitória do esporte
Luiz Alves
Primeira praça esportiva do Centro-Oeste e Amazônia Legal, construída em 1945 para abrigar os jogos do extinto Campeonato Cuiabano de Clubes, o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra deve retomar, em pouco tempo, sua condição de palco histórico do futebol do Estado. A projeção partiu do presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), ao participar, na manhã desta sexta-feira (30/09), no gramado do local, da cerimônia de transferência da propriedade da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) para a Prefeitura Municipal.

“Aqui eu assisti, em 1974, a primeira ‘lambada’ que o Mixto levou do Operário: 3 a 1. Estava lotado! Sem dúvida, trata-se num dos principais investimentos da atual administração”, recordou Pinheiro, após cumprimentar o prefeito Francisco Bello Galindo (PTB). “E eu não tenho dúvidas de que muitos craques, para o futebol brasileiro, ainda vão desfilar neste gramado”, profetiza ele.

Um dos autores da indicação para que a Prefeitura assumisse o Dutrinha, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Penha (PMDB), apontou para importância de revitalizar o local. “É a principal praça esportiva da região central de Cuiabá e deve abrir as portas para  as comunidades”, sugere Arnaldo Penha.

Oriundo das ligas de futebol amador dos bairros da Grande Morada da Serra (CPA), o vereador Professor Néviton Moraes (PRTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, acredita que a Prefeitura terá sabedoria para conciliar o futebol amador com o profissional, no Estádio Presidente Dutra. “Sabendo organizar, sim, há espaço para todos e, sem dúvida, trata-se de um avanço histórico  para o futebol da Capital”, avalia Néviton Moraes.

De família tradicional da cidade, o vereador Clovito Hugueney, líder do PTB e vice-líder do Executivo na Câmara, lembrou que a área para construção do Dutrinha foi doada por seu primo, Leonel Hugueney. “Nossa família deu inúmeras contribuições para a cidade e, para mim, uma das mais importantes, foi esta área onde está construído o Estádio Presidente Dutra”, afirma Clovito.

Também participaram da cerimônia os vereadores Antònio Fernandes (PSDB), segundo vice-presidente da Câmara; Adevair Cabral (PDT), Misael Galvão (PR) e Carlos Eduardo ‘Tuba’ Haddad (PTB).

Ronaldo Pacheco

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!