04/10/2011
Sindicato dos Bancários reivindica fiscalização das leis de segurança em Cuiabá
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

O presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), Arilson da Silva, solicitou dos vereadores da Câmara de Cuiabá, urgência na rigorosa fiscalização para o cumprimento das leis sancionadas na Capital, que asseguram maior segurança nos bancos. A solicitação ocorreu na sessão ordinária desta terça-feira (04/10).

O sindicalista citou, por exemplo, a urgência na instalação de biombos nas agências bancárias, além de vidros blindados nas fachadas, porta com detector de metal logo na entrada, câmeras dentro e fora do prédio.

Arilson da Silva explica que o apoio dos vereadores nesse processo vai salvar vidas, e comentou o surto de ataques a bancos e caixas eletrônicos. “Só neste ano, já foram cerca de 27 assaltos entre agências e caixas eletrônicos; temos que lembrar que a responsabilidade social dos bancos é voltado para o lucro e não pela qualidade de vida dos seus funcionários,” observou o presidente da SEEB-MT.

Na tribuna livre, Arilson da Silva apresentou também outras reivindicações da categoria, que são: mais contratações para melhor atender a população, melhores condições de trabalho e fim das altas taxas de juros e tarifas.

O presidente da SEEB-MT comentou ainda que nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Cuiabá contratou cerca de 12 mil novas contas no Banco do Brasil e nenhum bancário foi contratado para ajudar nesta tarefa. “Estamos sobrecarregados, não temos como trabalhar com uma demanda acima da capacidade,” justificou.

Greve

A greve dos bancários completa hoje (04/10) uma semana em todo Estado. De acordo com levantamento do SEEB-MT, fecharam em Mato Grosso 151 agências bancárias nesta segunda-feira. O Sindicato destaca que os caixas eletrônicos funcionam normalmente e que até o momento não houve nenhuma proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para que as negociações sejam retomadas.

Adrielle Piovezan