21/10/2011
Vereador Toninho de Souza defende campanha educativa ao trânsito de Cuiabá
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

Por um trânsito mais tranquilo em Cuiabá. Esta é a proposta apresentada pelo vereador Toninho de Souza (PSD) na sessão ordinária desta quinta-feira (20-10) na Câmara Municipal. Ao apresentar dados alarmantes de pessoas atendidas no Pronto Socorro da Capital vítimas de atropelamentos envolvendo veículos - carros e motos -, o parlamentar protocolou o projeto de lei que obriga a prefeitura municipal de Cuiabá a realizar campanhas educativas e de conscientização por um trânsito menos violento. O objetivo é reduzir o número de acidentes na cidade.

São mais de 700 atendimentos/mês no Pronto Socorro de pessoas acidentadas - com lesões graves ou registro de óbitos - nas vias no maior município de Mato Grosso. Preocupado com o alto índice de acidentes registrados diariamente, Toninho de Souza ressalta que hoje o Executivo Municipal não tem feito nada para contornar o problema nas ruas e avenidas de Cuiabá.

Ele usa como bons exemplos as cidades de Tangará da Serra e Alta Floresta, que hoje são referências em Mato Grosso na redução de vítimas atropeladas por veículos. Segundo ele, que recentemente visitou os dois municípios, há uma grande campanha de conscientização por parte das prefeituras junto à sociedade para que se respeitem a sinalização - como faixa de pedestre e semáforos.

"Hoje, infelizmente, não há uma campanha de conscientização por parte da prefeitura de Cuiabá a respeito de um trânsito menos violento. A situação é preocupante pelo fato dos números serem alarmantes. São mais de 700 casos por mês registrados tanto na polícia quanto no Pronto Socorro de Cuiabá. Estamos falando a respeito de vidas que são ceifadas ou pessoas com sequelas por causa da ausência de educação no trânsito. Precisamos desenvolver ações educativas para que Cuiabá deixe a lista das cidades mais violentas em acidentes de trânsito do Brasil", disse o parlamentar, que ressalta que o projeto prevê a campanha em escolas municipais, estaduais, privadas, nas faixas de pedestre, sinaleiros e outros pontos públicos da capital.

"Se Tangará, Alta Floresta e Brasília conseguiram reverter o quadro de acidentes automobilísticos, tendo um trânsito menos violento, por que Cuiabá não pode entrar no rool de cidades referências? É possível, sim. Precisa-se de uma campanha forte conscientizando as pessoas de que é possível conduzir um veículo sem agressividade. O município precisa se engajar nesta campanha pela paz no trânsito", afirmou o parlamentar.

Assessoria de Gabinete

15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!