Início
NOTÍCIAS
21/10/2011
Vereador Toninho de Souza defende campanha educativa ao trânsito de Cuiabá
Secom CâmaraCbá - Luiz Alves

Por um trânsito mais tranquilo em Cuiabá. Esta é a proposta apresentada pelo vereador Toninho de Souza (PSD) na sessão ordinária desta quinta-feira (20-10) na Câmara Municipal. Ao apresentar dados alarmantes de pessoas atendidas no Pronto Socorro da Capital vítimas de atropelamentos envolvendo veículos - carros e motos -, o parlamentar protocolou o projeto de lei que obriga a prefeitura municipal de Cuiabá a realizar campanhas educativas e de conscientização por um trânsito menos violento. O objetivo é reduzir o número de acidentes na cidade.

São mais de 700 atendimentos/mês no Pronto Socorro de pessoas acidentadas - com lesões graves ou registro de óbitos - nas vias no maior município de Mato Grosso. Preocupado com o alto índice de acidentes registrados diariamente, Toninho de Souza ressalta que hoje o Executivo Municipal não tem feito nada para contornar o problema nas ruas e avenidas de Cuiabá.

Ele usa como bons exemplos as cidades de Tangará da Serra e Alta Floresta, que hoje são referências em Mato Grosso na redução de vítimas atropeladas por veículos. Segundo ele, que recentemente visitou os dois municípios, há uma grande campanha de conscientização por parte das prefeituras junto à sociedade para que se respeitem a sinalização - como faixa de pedestre e semáforos.

"Hoje, infelizmente, não há uma campanha de conscientização por parte da prefeitura de Cuiabá a respeito de um trânsito menos violento. A situação é preocupante pelo fato dos números serem alarmantes. São mais de 700 casos por mês registrados tanto na polícia quanto no Pronto Socorro de Cuiabá. Estamos falando a respeito de vidas que são ceifadas ou pessoas com sequelas por causa da ausência de educação no trânsito. Precisamos desenvolver ações educativas para que Cuiabá deixe a lista das cidades mais violentas em acidentes de trânsito do Brasil", disse o parlamentar, que ressalta que o projeto prevê a campanha em escolas municipais, estaduais, privadas, nas faixas de pedestre, sinaleiros e outros pontos públicos da capital.

"Se Tangará, Alta Floresta e Brasília conseguiram reverter o quadro de acidentes automobilísticos, tendo um trânsito menos violento, por que Cuiabá não pode entrar no rool de cidades referências? É possível, sim. Precisa-se de uma campanha forte conscientizando as pessoas de que é possível conduzir um veículo sem agressividade. O município precisa se engajar nesta campanha pela paz no trânsito", afirmou o parlamentar.

Assessoria de Gabinete



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
09/08 - Artistas recebem Títulos de Acadêmicos Efetivos da ACILBRAS durante 3º Sarau Cuiabano
09/08 - Vereadora, movimentos e pacientes pressionam contra fechamento de unidade do SAE do bairro CPA I
09/08 - Câmara aprova projetos e pareceres na sessão desta terça
08/08 - Câmara realiza segunda edição da campanha Boa Ação é Doação
08/08 - Escola do Legislativo da Câmara de Cuiabá faz balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2022
05/08 - Campanha Boa Ação é Doação arrecada leite materno capaz de alimentar centenas de bebês
04/08 - CCJR analisa sete processos durante reunião realizada nesta quinta-feira
04/08 - Programa Corrente do Bem realizado pela PM foi tema da tribuna desta quinta
04/08 - Câmara aprova requerimentos, Projetos de Lei e pareceres na sessão desta quinta
03/08 - Nota de pesar | Gládius César
02/08 - Nota de pesar | Adriana Catelli
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.