08/11/2011
Câmara de Cuiabá aguarda informações sobre obras para iniciar fiscalização externa

A partir de dezembro ou no máximo em fevereiro de 2012, a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa no Pantanal vai destinar quase metade do seu tempo de funcionamento para vistorias ‘in loco’ nas obras que estiverem em execução. Até o momento, foram feitas apenas três visitas externas: duas vezes na Arena do Verdão Governador José Fragelli e uma na duplicação da Ponte Mário Andreazza, que liga a Avenida Helder Cândia, na Capital, à Avenida Mário Andreazza (Contorno Norte), em Várzea Grande.

O presidente Comissão Especial da Copa na Câmara, vereador Edivá Pereira Alves (PSD), afirma que a preocupação é assegurar que os recursos públicos sejam bem aplicados e, principalmente, haja melhoria na qualidade de vida dos que vivem na Capital. “Quando fazemos questionamentos, estamos preocupados com o bom andamento das obras e o respeito à população”,  avalia ele, ao justificar as visitas no próprio canteiro de obras.

Edivá Alves lamenta que, em mais de uma situação, desde os tempos que a atual Secretaria da Copa (Secopa) ainda era autarquia, a extinta Agecopa, houve interpretações dúbias sobre as cobranças dos parlamentares municipais. “Em alguns questionamentos, ao invés de responder tecnicamente, preferia fazer ilações e insinuar que os vereadores estavam com perseguição política ou querendo aparecer”, afirma ele.

“Exigir informações corretas sobre as obras é obrigação nossa, inerente ao exercício do mandato no Poder Legislativo. E não tem nada a ver com o  que alguns insunuam, que seria ‘querer aparecer’, pois, se não questionarmos, seremos omissos”, reclama Edivá Alves.

Diante das dificuldades de obter informações, o vice-presidente da Comissão Especial de Fiscalização das Obras da Copa, vereador Pastor Washington Barbosa (PRB),  deseja convidar o secretário Éder de Moraes Dias, titular da Secopa, para nova “sabatina”, no plenário do Palácio Paschoal Moreira Cabral. “O trabalho externo é essencial para que os vereadores e, por extensão, a sociedade cuiabana, fique bem informada sobe o andamento das obras”, afirma Pastor Washington.

Na semana passada, a Comissão da Copa no Pantanal da Câmara trouxe ao plenário o secretário Francisco Vuolo, extraordinário de Transportes Multimodal do Estado. Vuolo apresentou à Câmara Municipal um “raio X” sobre a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, assegurando que as obras estarão prontas em dezembro de 2013. Pastor Washington considera fundamental que as informações sejam passadas mês a mês, para facilitar a fiscalizar dos parlamentares e não haver equívoco em interpretações nos dados disponíveis.

Ronaldo Pacheco