16/11/2011
Misael vai reunir feirantes e prefeito para buscar solução para feira do Verdão
Silva

Preservar a geração de emprego e renda, assegurar que centenas de famílias não sejam sacrificadas e permitir que a centenária prática da feira livre sobreviva à modernidade estão entre os principais itens discutidos na audiência pública, realizada na manhã desta quarta-feira (16/11), na Câmara de Cuiabá, para debater a mudança de local do Terminal Atacadista do Verdão.

A principal decisão da Audiência Pública, requerida pelo vereador Misael Galvão (PR), foi se assegurar um encontro dos permissionários do Terminal Atacadista do Verdão (feirantes) com o prefeito Chico Galindo (PTB), para debater sobre a área destinada para categoria. O governo de Mato Grosso exigiu que a área, hoje abriga à feira do Verdão, seja destinada a obra da construção do estacionamento da Família Fifa, para a Copa no Pantanal de 2014.

O encaminhamento só não foi adiantado porque a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), apesar de convidada reiteradas vezes e de confirmar presença, não enviou representante.

Misael Galvão definiu que vai solicitar com certa urgência uma audiência com a Secretaria da Copa (Secopa), para que a pasta traga soluções para problemática vivida pelos feirantes. “Vamos buscar a Secopa para que respalde a categoria, com a execução das obras do novo local que será destinado ao Terminal Atacadista”, observa ele.

Posteriormente, a categoria juntamente, com Misael , deve  buscar apoio do presidente da Assembléia Legislativa , José Riva (PSD), para que seja feita outra audiência no Poder Legislativo do Estado, com objetivo de fortalecer a classe, com o apoio dos parlamentares estaduais, para execução da nova Feira.

Misael Galvão iniciou a Audiência, mesmo sem representante da Secopa, destacando a história dos feirantes e a importância do local, no abastecimentos de hortifrutigranjeiros da Baixada Cuaibana. Além disso, afirmou que todos os diretores da Secopa, principalmente o secretário Eder Moraes, foram convidados para participar do encontro e dialogar com a categoria. E não compareceram.

“Desde 1995 os feirantes se encontram trabalhando e abastecendo nossa cidade naquele local. Temos que valorizar essas pessoas que ali estão fomentando a economia da nossa região. É muito fácil mencionar que vai construir isso ou aquilo para sociedade, mais onde estão os mesmos para ouvir estes trabalhadores que esperam por respostas”, explicou.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, frisou que a gestão Galindo tem compromisso com todos os permissionários ( feirantes). Deixando claro que não é a prefeitura de Cuiabá que está querendo tirar os feirantes do local e sim o Estado.

“A nossa gestão sempre teve compromisso com os feirantes do Verdão, estamos presentes em todo momento. Porém temos que destacar que essa retirada está partindo da Secopa, por isso queremos que o Estado nos ajude a deslocar este pessoal para outra área, esta área já foi estudada e para que isso aconteça precisamos desta parceria”, enfatizou Dilemário que finalizou: Caso não haja essa parceria os feirantes do Verdão irão continuar no mesmo lugar”, completou ele.

Para o Presidente do Terminal Atacadista, Walteir Pereira, o que o Estado tem demonstrado é a falta de respeito com os feirantes. Ele comentou que o terminal abastece mais de 80% da população de Cuiabá e Várzea Grande, além de manter várias pessoas empregadas. “ Nos temos 1.600 empregos diretos e 10 mil indiretos, nos preocupamos onde todas essas pessoas vão trabalhar caso não haja um local para nossa feira. Não podemos fazer planos pois ainda não temos respostas de nada”, pontuou.

Lariassa Malheiros / Assessoria de Gabinete