17/11/2011
Paulinho Brother convida engenheiro da Sanecap para esclarecer o uso do cloro nas ETAs da Capital

O vereador Paulinho Brother (PDT) convidou, na sessão desta quinta-feira (17.11), o engenheiro Homar Capistrano M. Yusuf, do Departamento de Segurança do Trabalho da Sanecap, para dar esclarecimento sobre a forma de distribuição do cloro nas unidades das Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Cuiabá.  O técnico usará a tribuna por dez  minutos,  para relatar as principais tarefas sobre o trabalho desenvolvido pela atual gestão da Comphania.

O parlamentar pedetista esteve na útima quarta-feira (16.11), na  sede da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), onde formalizou o requerimento ao representante do Departamento de Segurança e Trabalho.

Na ocasião, Brother disse que vai questionar o assunto, no Plenário da Câmara de Cuiabá, com outros vereadores quanto as notícias que foram  divulgadas  pela imprensa  sobre  um “suposto” vazamento de cloro em uma das estações de tramento da Capital.

“ Queremos que a população cuiabana saiba como está sendo feita a  distribuição do cloro nas ETAs, e quais as medidas de segurança realiza a Sanecap, nas unidades que tratam da água?”, destacou Brother.

A Sanecap é responsável  pelo tratamento da  água potável para  milhares de residências em Cuiabá.

O cloro é um produto utilizado em 12 estações de tratamento na Capital: ETA I – Avenida Presidente Marques S/N° - Quilombo;   ETA II – Avenida São Sebastião S/N° - Quilombo – Centro; ETA Coophema -  Rua Antonio Dorileo S/N° - Bairro Coophema; ETA Parque Cuiabá  – Avenida 04 S/N° - Bairro Parque Cuiabá; ETA Tijucal – Avenida Dr° Meirelles S/N° Bairro Tijucal / Coxipó da Ponte; ETA Eng osvaldo Gomes Bezerra – Bairro Tijucal/ Coxipó da Ponte; ETA Artº Marcelo Oliveira e Silva Lipa  – Avenida Antarctica S/N° Bairro Ribeirão do Lipa; ETA  Wilson  Padilha – Avenida Beira Rio S/N° -  Bairro Porto; ETA Sucuri – Zona Rural; ETA Aguaçu - Zona Rural; ETA Coxipo do Ouro - Zona Rural e ETA -Nossa Senhora da Guia - Zona Rural.

Na oportunidade, o vereador  se reuniu com o presidente da Sanecap, Moisés Mendes Martins. Ele convocou a coordenadora da Estação de Tratamento da Água (Eta) da São Sebastião, bióloga Fátima dos Santos, que acompanhou o parlamentar nas estações de tratamento localizadas no centro de Cuiabá e no Ribeirão do Lipa (bairro). Lá, a coordenadora mostrou a ele, o trabalho desenvolvido pela Companhia e  explicou, o funcionamento de  cada unidade.

Na visita nas unidades, Brother ouviu os profissionais e conheceu a estrutura física, os equipamentos e as máquinas utilizadas pelos técnicos da empresa.  Com as informações relatadas por eles, Brother abrirá o debate  do assunto na Câmara, para  tentar trazer melhorias à Comphania.

Todos os profissionais foram convidados,  para assistir  o debate na sessão deste dia.

Assessoria de Gabinete