25/11/2011
Câmara de Cuiabá deve discutir abairramento com movimento comunitário e bases populares

Considerados essenciais para o planejamento urbano e análise do adensamento demográfico, os bairros geralmente servem para a definição de políticas públicas. Certo? Ao menos em Cuiabá, atualmente, essa tese não é tão eficaz. A análise partiu do vereador Professor Néviton de Moraes (PTB), segundo secretário da Câmara de Cuiabá, ao anunciar que vai retomar a discussão do abairramento da cidade, no Poder Legislativo, com o movimento comunitário, bases populares e organizações sociais.

Professor Néviton observou que os bairros da Capital estão entre os mais dispersos e confusos, do ponto de vista geográfico, entre as maiores cidades brasileiras. “Os bairros Altos da Serra e Doutor Fábio, por exemplo, pertencem à Grande Morada da Serra e, em tese, deveriam pertencer à região Norte. Porém, administrativamente, estão vinculados à regional Leste”, questiona ele.

A idéia é envolver, no debate, a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), Sindicato dos Taxistas, Sindicato dos Moto-Taxistas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), União das Feiras da Baixada Cuiabana (UFBC), Universidade de Cuiabá (Unic), Rotary e Lions, entre outros segmentos. “Vamos conversar com pessoas que conhecem a cidade, de fato, não apenas de mapas colocados em gabinetes refrigerados”, justifica ele.

O vereador Deucimar Silva, líder do PP na Câmara, lembra que deu início a essa discussão em 2010, mas teve de refluir por a pedido do então prefeito Wilson Santos, para que o tema não fosse confundido como pré-campanha eleitoral. “Se todas as vezes formos esperar passar as eleições, certamente, o diálogo ficará prejudicado. Creio que temos, sim, maturidade de sobra para separar tema eleitoral de questões administrativas”, justifica Deucimar Silva, em apoio à proposta de Professor Néviton.

A idéia é criar uma Comissão Especial de Geografia Administrativa, com prazo para início e fim dos trabalhos, com auxilio de técnicos do Departamento de Geografia da UFMT e presidentes de Associações de Bairros e de Clubes de Mães, entre outros. “O cabedal técnico do pessoal da Universidade será enriquecido pelo conhecimento prático do movimento comunitário: ou seja, serão levada sem consideração as avaliações das pessoas que percorrem os bairros de Cuiabá, diariamente, conhecendo problemas e buscando soluções”, pondera Pofessor Néviton.

A expectativa é de que seja possível fazer uma reunião prévia com o movimento comunitário, nos próximos dias, em data ainda a ser confirmada, para iniciar as discussões. Na seqüência, deve ser montada a Comissão Especial da Câmara de Cuiabá para dirigir os trabalhos.

Ronaldo Pacheco

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo