25/11/2011
Adolescentes e jovens devem ser incentivados à prática de esportes para fugir das drogas

Cada vez que as crianças, jovens e adolescentes se dedicam à prática de esportes, mais se distanciam do risco de experimentar e até ficar dependentes de tóxicos e entorpecentes. É base em dados do Ministério da Educação e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que o vereador Totó César, vice-líder do PTB na Câmara de Cuiabá, sugere à Prefeitura Municipal a implantação de Projetos Esportivos de alcance social, como o antigo ‘Bom De Bola, Bom de Escola’ e o ‘Jovem Talento’, entre outros, esquecidos pela municipalidade.

Por experiência de sua origem no bairro Planalto, região Leste da Capial, Totó César sugere que, a partir do primeiro trimestre de 2012 a Prefeitura coloque em prática projeto piloto em bairros da periferia. “Depois que começar a atrair, realmente, a nossa molecada, então, o poder público deve expandir o projeto”, sugere o vereador petebista.

“Se a criança está correndo atrás de uma bola, suando a camisa e buscando uma vida saudável, certamente não terá tempo de dar atenção ao ‘canto da sereia’ dos traficantes nem de pensar em como é o efeito das drogas”, argumenta o parlamentar petebista.

“Dados do Ministério da Educação apontam que, comprovadamente, as crianças que dedicam acima de três horas por semana à prática de esportes não se envolvem com drogas antes da vida adulta”, justifica o parlamentar do PTB.

Ao contrário de projetos anteriores, como o Peladão e o Bom de Bola, Bom de Escola, que já chegam “prontos e acabados para execução nas comunidades”, Totó César sugere que os futuros projetos sejam discutidos com as bases populares e organizações sociais. “As comunidades têm de serem ouvidas para opinar sobre qual modelo de ação esportiva deseja para suas crianças”, completa Totó César.

Ronaldo Pacheco