02/12/2011
Emenda aprovada do vereador Pastor Washington designa R$ 30 mil para AACC
Silva
Pastor Washington destina recurso para a AACC
A Câmara de Cuiabá aprovou emenda do Pastor Washington (PRB) que destina R$ 30 mil para manutenção da Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACC-MT). O valor está previsto no orçamento do município para 2012. Defensor incansável das causas sociais, o parlamentar pondera a importância de oferecer suporte aos serviços de tratamento de crianças carentes com câncer.
De acordo com Washington Barbosa, hoje muito pouco se sabe sobre o real sofrimento das crianças portadoras da doença. O site da Uol instituído Boa Saúde explica que o câncer é a segunda causa com maior número de mortes, após os acidentes.

“Comprometer com a causa é se comprometer com a vida, acredito que a população tem de ser mais humanizada com as pessoas que passam por algum tipo de sofrimento, ainda mais as crianças; o poder público também tem sua grande responsabilidade perante a causa, por esse motivo à necessidade da emenda”, comentou o líder republicano.

ALERTA

Pastor Washington atenta ainda quanto ao grande desconhecimento da doença por parte da população. “Existem evidências científicas de que pelo menos a metade dos casos de câncer poderiam ser prevenidos,” ele comenta que a mensagem precisa chegar ao maior número de pessoas.

Segundo ele, quanto antes se diagnosticar o câncer, mais eficaz será o tratamento da doença, considerando que a maioria dos sintomas do câncer pode ser interpretado como doenças infantis comuns. “Um estudo da Associação Espanhola contra o Câncer (AECC), recomenda aos pais que em caso de alguma suspeita solicitar com a máxima urgência aos médicos que realizem exames para descartar o diagnóstico da doença”.

Estudos mostram que o câncer se estende com muita rapidez na infância. Uma detecção e um tratamento precoce aumentam as probabilidades de que a criança seja curada e possa levar uma vida normal.

Os primeiros sinais do câncer infantil

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer. A detecção de alguma alteração pode estar localizada no pescoço ou no abdômen das crianças. Ainda que haja diferentes tipos de câncer, pelo menos 85% de todos os cânceres infantis apresentam sintomas parecidos.

Podemos destacar alguns:

- Anemia acompanhada de sangramentos e excesso de hematomas (manchas roxas).
- Dores de cabeça acompanhadas de alterações do sono ou do comportamento e conduta.
- Febres prolongadas e sem causa aparente.
- Dor de cabeça persistente, acompanhada de vômitos noturnos.
- Inchaço e massa abdominal anormal.
- Fadiga, perda de peso, palidez.
- Gânglios linfáticos inflamados.
- Infecções frequentes

(Com informações do site Guia Infantil)

Assessoria de Gabinete