02/12/2011
Dia de combate à corrupção é tema de Sessão Especial na Câmara
Silva
A Sessão Especial foi requerida pelos vereadores Antonio Fernandes e Lueci Ramos
A Câmara de Cuiabá realizou na manhã de hoje (2) Sessão Especial alusiva ao Dia de Combate à Corrupção, comemorado em 9 de dezembro. O evento foi requerido pelos vereadores Antônio Fernandes e Lueci Ramos, ambos do PSDB, em parceria com a Rede de Controle.

Para a vereadora Lueci Ramos, a sessão foi uma oportunidade do poder público e a sociedade discutirem sobre a corrupção e medidas para combatê-las. “De nada adianta criar leis, se a origem desse mal não for debatida e combatida na sua origem”.

Já o vereador Antonio Fernandes lembrou que “a corrupção, infelizmente, não atinge somente a classe política, mas está presente em diversos setores da sociedade, inclusive nas igrejas”.

Já procuradora-chefe da República em Mato Grosso, Vanessa Cristina Scarmagnani, disse que o combate à corrupção deve ser feito de modo preventivo por toda a sociedade. “A população brasileira está cada vez mais consciente dos seus direitos e cobrando transparência nas ações do poder público. “A sociedade civil organizada tem colaborado com  autoridades competentes responsáveis pelo combate à corrupção e, cada vez mais, recursos públicos mal utilizados estão sendo devolvidos ao erário”, discursou.

O morador do bairro Planalto, Ademir Campos Borges, pediu mais empenho do Legislativo nas ações do Executivo, principalmente relacionadas às obras da Copa do Mundo, em Cuiabá. O chefe geral da Controladoria Geral da União no Estado, Arnaldo Flores, afirmou que uma das formas de se combater a corrupção é garantir a população acesso à informação, principalmente das ações dos gestores públicos.

O procurador-geral da Justiça de Mato Grosso, Marcelo Ferra, cobrou da sociedade a participação da sociedade nas ações e campanhas de combate à corrupção. “A luta de combate à corrupção só terá êxito se tiver uma participação plena de todos”, ressaltou o promotor, lembrando que o MPE tem sido parceiro das entidades que lutam contra a corrupção.

O vereador Lúdio Cabral (PT) falou sobre dois casos de corrupção. Um deles afeta diretamente os gestores públicos, que é o desvio de recurso. “Esse é um mal que prejudica diretamente a população”. Outro caso é a corrupção nas eleições, para ele, “enquanto o poder econômico dominar as campanhas eleitorais será difícil acabar com a corrupção”.

Participaram também da sessão os vereadores Decimar Silva (PP) e Misael Galvão (PR), o presidente da Associação Ministério Público Estadual (MPE-MT), promotor Vinicius Gahiva, integrantes da Ong Moral e representantes de comunidades em redes sociais que combatem à corrupção.

Moção de apalusos
No final da sessão Especial, a vereador Lueci Ramos entregou Moção de Aplausos aos integrantes voluntários do progarama de acompanhamento das obras do PAC, em, Cuiabá. São else: Benedita Elza de Sena, Ceríaco Lisboa da Silva, Heloísa Dorileo e Ana Aguida.

Andréia Cruz

26/04 - Plenário da Câmara aprova mudança em nome de rua proposta por Adevair Cabral
26/04 - Câmara de Cuiabá inicia treinamento LGPD destinado à servidores
26/04 - Presidente Chico 2000 empossa mais dois servidores concursados nesta sexta-feira (26.04)