09/12/2011
Projeto de lei vai prevenir acidentes domésticos nos lares da Capital
Silva
Pastor Washington é o autor do projeto de lei que institui a “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes Domésticos”
Os acidentes domésticos têm causado preocupação às donas de casa dos lares cuiabanos. Geralmente, os agentes causadores são líquido quente, fiação elétrica, fogo, botijão de gás, instrumentos cortantes e medicamentos. Preocupado com o problema, o vereador Pastor Washington (PRB), entende que a prevenção é a única maneira de minimizar esse tipo de transtorno.

Por esse motivo, o Pastor Washington apresentou em sessão plenária, na Câmara de Cuiabá, projeto de lei que institui a “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes Domésticos”. Por ser muito comum, o vereador alega que alguns objetos apresentam riscos, principalmente para as crianças. Segundo ele, alguns acidentes são tão graves que podem levar à morte.

Pai de dois filhos, o vereador lembra que as crianças não são capazes de avaliar o perigo, por isso a importância da atenção dos pais. “Os pais devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, botões e até brinquedos que possuem peças pequenas e que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento”. Ele explica que as crianças necessitam de proteção o tempo todo.

O republicano ressalta que a atenção também se estende aos idosos. No projeto, ele observa um dado importante do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas acima de 60 anos. O mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, sendo que 34% das quedas provocam algum tipo de fratura.

A maior parte desses acidentes, cerca de 46% acontecem no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite. Há, ainda, o agravante de que a recuperação do idoso é mais difícil, e durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares e problemas nas articulações. A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos.

Assessoria de Gabinete

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues