08/02/2012
Boca de lobo estourada leva doenças e transtornos para moradores do Alvorada
Esgoto corre a céu aberto no bairro Alvorada, em Cuiabá
O problema é crônico e antigo, mas está longe de receber atenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Cuiabá (Seminfe). Uma boca de lobo estourada no cruzamento das ruas Jacarandá e Fortaleza, no bairro Alvorada, tem causado muitos transtornos aos moradores da região. O esgoto corre a céu aberto, colocando em risco a saúde de crianças e adultos das redondezas.

Moradora do bairro há mais de 20 anos, dona Dirce dos Santos já perdeu as contas de quanto tempo o problema incomoda. “Já perdemos a cona de quanto tempo temos esse problema. Ninguém cuida. Fica entupida aí com o esgoto correndo pela rua. As crianças pisam nessa águam que está cheia de larvas de dengue”, revela dona Dirce.

Seu Bartolomeu Monteiro, outro morador antigo da rua, lembrou que a comunidade se uniu algumas vezes para fazer pequenas obras no local, mas não resolveu o problema. “A boca de lobo é pequena e não aguenta a vazão da água que passa por ali. É preciso mexer na tubulação e para isso precisamos da intervenção da Seminfe”, afirmou o morador.

Também morador do bairro, o vereador Antônio Fernandes (PSDB) recebeu as reclamações e acionou a Seminfe para solucionar o problema. Foram enviados ofícios para todos os órgãos responsáveis.

“Já encaminhei ofício para o secretário de Infraestrutura, Lécio, para o diretor de obras, mas recebi apenas um posicionamento da Sanecap, que disse que a competência não era deles”, disse o vereador.

Fernandes contou que também encaminhou um ofício ao gerente de obras da Seminfe, João Batista, que se irritou com o pleito do parlamentar.

“O gerente me ligou me agredindo verbalmente, dizendo que eu tinha era que correr atrás de dinheiro para pagar o salário dos seus funcionários, que estavam sem receber. Eu disse no ofício que a sociedade não pode mais esperar e que se fosse preciso já pensavam em chamar a imprensa para denunciar o caso. Fiz, também por ofício, uma reclamação do comportamento do gerente ao prefeito Chico Galindo”, contou o vereador.

Assessoria de Gabinete