16/02/2012
Arnaldo Penha alerta para período crítico em relação à dengue
O vereador Arnaldo Penha (PMDB) alertou a comunidade, durante a sessão de terça-feira (14-02), referente ao risco de uma epidemia causada em decorrência a proliferação do Aedes Aegypti (mosquito da dengue) na Baixada Cuiabana e relatou o que viu ao acompanhar a primeira ação do projeto Cuiabá Sem Dengue.

O programa lançado esta semana, no bairro Cidade Alta, se trata de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, as Regionais da Capital e o Centro de Controle de Zoonoses Vigilância e Epidemiologia, para evitar um surto de dengue.

“A ação teve inicio na segunda-feira (13-02), no bairro Cidade Alta. Acompanhei o trabalho dos agentes de saúde que examinaram os terrenos baldios, alguns deles apontados em minhas indicações parlamentares, também observaram vários quintais residenciais com entulhos e objetos propícios a criadouros do Aedes Aegypti”, relatou o vereador fazendo menção à importância de manter os terrenos e quintais limpos de matos e objetos detentores de água parada.

Um total de 320 agentes de saúde já está nas ruas da Capital, focados em 850 pontos críticos de proliferação da doença, alertando a comunidade e desenvolvendo ações e estratégias de conscientização. Um dos diferencias do projeto é o uso de containers em pontos específicos, para que a população deposite os objetos guardados, podendo conter larvas que ocasione proliferação do mosquito.

Outro pedido dos agentes de saúde é que os entulhos sejam colados nas portas das residências ou levados aos containers exposto nas regiões onde há ações de combate ao mosquito.

Os bairros Cidade Alta, José Pinto, Independência e Cohab Nova  estarão até sexta-feira (17-02) recebendo o projeto Cuiabá Sem Dengue.

“Neste período chuvoso, não basta o desenvolvimento de campanhas. A ação deve ser agregada à conscientização da população em limpar os quintais e terrenos baldios, o ponto chave é o trabalho de parceria entre comunidade e poder público, assim estaremos livres da dengue”, finaliza o vereador.

Assessoria de Gabinete