06/03/2012
Nova lei: estabelecimentos terão de informar clientes que pagamento da taxa de 10% é opcional
Luiz Alves
Vereadores de Cuiabá durante sessão ordinária na Câmara
Dentre os diversos projetos colocados em votação na sessão plenária de hoje (06) da Câmara Municipal de Cuiabá, foi aprovado o projeto de lei que obriga hotéis, bares, restaurantes e similares a informarem ao consumidor que o pagamento dos conhecidos “10%” são opcionais e não obrigatórios.

A iniciativa, de autoria do vereador Everton Pop (PSD), busca disciplinar uma prática comum na maioria dos estabelecimentos, que acabam por obrigar o consumidor a gratificar garçons, barmens ou maîtres pelos seus serviços, contudo, esta prática fere o Código de Defesa do Consumidor, que preceitua que a gorjeta é liberalidade do cliente , ou seja, cabe a ele escolher se paga ou não o serviço.

“O estabelecimento pode apresentar ao cliente a opção de pagar, mas não pode obrigá-lo a fazer isso. Se você foi bem atendido, pague, mas se não foi, não pague. Imagine se em todo serviço prestado, independente da categoria, o consumidor tivesse que pagar 10%”, frisou Everton Pop.

Estabeleceu-se o prazo de 60 dias, a contar da publicação da lei, para serem afixados cartazes nos estabelecimentos, informando que o acréscimo de qualquer percentual no valor da despesa, a título de gorjeta ou taxa de serviço, é opcional.

Outro projeto aprovado nesta manhã foi o que inclui no calendário escolar da rede municipal a realização de campanhas de prevenção e combate à dengue. O projeto visa erradicar a triste situação do aumento do número de casos em Cuiabá, que juntamente com Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), se destacam como as capitais brasileiras com maior risco de surto, segundo dados do Ministério da Saúde (2011).

Lueci Ramos (PSDB), autora do projeto, defendeu a estratégia, “para erradicar essa situação que passa de ano a ano, propomos que o município se empenhe em promover a conscientização de combate ao mosquito junto a sua rede de ensino. Precisamos despertar a mudança, até porque acreditamos que é pela educação que se mudam conceitos e atitudes”, concluiu.

Luciana Oliveira Pereira