14/03/2012
Cuiabá poderá contar com serviço social nas escolas
O projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Cuiabá, por iniciativa do vereador Professor Néviton (PTB), tem como objetivo garantir uma maior inserção de profissionais da área de serviço social dentro do espaço escolar. Estes profissionais deverão atender prioritariamente as crianças que vêm passando por difíceis situações do cotidiano atual.

“A sociedade vem sofrendo diversas alterações, inclusive na forma como as famílias vêm sendo constituídas, além disto, a pobreza, a violência doméstica, o desemprego, a prostituição infantil e o uso de drogas desafiam a todos nós. O mais grave é que tudo isto tem comprometido a permanência dos alunos nas escolas”, esclareceu Néviton Moraes.

Como todos os problemas sociais acabam por recair na escola e, muitas vezes o professor não têm condições de garantir uma resposta concreta a estas problemáticas, torna-se primordial a presença de profissionais habilitados dentro do espaço escolar.

No projeto de lei, caberia à área de serviço social escolar a promoção de diversas ações, como o levantamento da natureza social e econômico das famílias, mostrando aquelas que demandariam assistência mais urgente; a elaboração de projetos mais adequados ao enfrentamento de situações problema ou mesmo de combate e prevenção à violência e ao uso de drogas, entre outras ações.

Luciana Oliveira Pereira