18/09/2007
Vereadores discutem incentivos à cultura e acesso de deficientes a órgãos públicos
Secom Câmara/CBA
Vereadores em Sessão Plenária
O incentivo à divulgação de obras produzidas por autores locais, a contratação de interprete em Libras nos órgãos públicos e a alteração dos nomes das ruas do bairro Residencial Lagoa Azul, a partir de um abaixo-assinado feito pelos moradores, foram temas discutidos pelos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá durante a sessão ordinária desta terça-feira (18).

Conforme Projeto de Lei apresentado pelo vereador Deucimar Silva (DEM), as livrarias e bibliotecas de Cuiabá terão que reservar espaço exclusivo para a exposição de obras literárias produzidas por escritores nascidos, residentes ou domiciliados no município. No local deverá constar uma placa legível com a indicação “Escritores de Cuiabá”.

“As dificuldades para que os escritores locais divulguem suas obras iniciam no momento de conseguir apoio cultural para a publicação junto às editoras. Quando não conseguem este apoio, lutam para conseguir uma produção independente e, muitas vezes por falta de uma ampla divulgação ou mesmo falta de um incentivo maior, a obra acaba ficando somente em única edição”, justificou Deucimar.

Os estabelecimentos que não se adequarem à norma, caso aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Wilson Santos (PSDB), terão os alvarás de funcionamento suspensos. “Existem obras fantásticas que precisam ser divulgadas e a finalidade desta propositura é de que os escritores tenham a oportunidade de mostrarem seus talentos”, frisou Deucimar.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, vereador Mário Lúcio (PMDB), apresentou requerimento de Audiência Pública para discutir a acessibilidade e a oficialização da Libra como meio de comunicação de deficientes auditivos nos órgãos públicos. “É imprescindível que haja a contratação de interpretes de Libras nos órgãos públicos para garantirmos a efetiva inclusão social dos deficientes”, argumentou Mário Lúcio.

A pedido da comunidade, o vereador Chico 2000 (PR) apresentou Projeto de Lei que prevê a modificação dos logradouros do bairro Residencial Lagoa Azul. O objetivo é facilitar a localização e o acesso da população e dos serviços essenciais, como a entrega de cartas, ao local. “Estamos atendendo uma reivindicação dos moradores, que chegaram a fazer um abaixo-assinado para trocar o nome das ruas. Eles reclamam que os logradouros atuais dificultam o trabalho dos correios e o acesso da própria população ao bairro”, explicou.

Com a modificação prevista no Projeto de Lei, as atuais ruas A, B, C, D, E, F, G, H e Projetada passarão a ser denominadas, respectivamente, de Jaciara, Rondonópolis, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Cáceres, Barra do Garças, Campo Verde, Primavera do Leste e Diamantino.

Assessoria: Secom CâmaraCba/Andrea Haddad