28/03/2012
Câmara de Cuiabá recebe visita técnica do chefe do Serviço Militar
Como parte da programação de visitas técnicas realizado pela Regional do Serviço Militar, a Câmara Municipal recebeu uma comitiva do Exército Brasileiro, que faz periodicamente uma checagem, para conhecer a realidade de cada junta militar e prestar orientações, com o objetivo de melhorar o atendimento aos jovens em fase de alistamento.

A Câmara abriga a Delegacia de Serviço Militar de Cuiabá desde novembro de 2010, de forma provisória, até que a instituição recebesse uma nova estrutura. Na delegacia da Câmara, vêm sendo contabilizados em torno de 150 a 200 alistamentos diários.
Segundo o Tenente-Coronel André Luiz Zanola, que é o chefe da 30ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) e que engloba os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Aragarças (GO), “a qualidade do atendimento prestado ao jovem é nossa prioridade e os índices de contentamento aqui, sempre têm sido altos”, frisou.

Atualmente, apenas cerca de 10% das juntas em todo Brasil ainda não são informatizadas. Mas os jovens já podem fazer seu pré-alistamento pela internet, facilitando o processo nas juntas e diminuindo o tempo de espera. Em breve, “a época de papéis acabará e todos os jovens poderão fazer seu alistamento pela internet. Em tempo real, teremos o registro tanto na CSM como em Brasília, na Diretoria de Serviço Militar”, declarou o Tenente-Coronel.

“No ano passado, foram quase 10 mil alistados”, segundo dados do I˚ Tenente, Amaro S. Bezerra, responsável pela 9ª Delegacia do Serviço Militar, que engloba os 10 municípios da Baixada Cuiabana.

Além de vários outros militares, esteve presente à visita o General João Batista Carvalho Bernardes, comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Mato Grosso, que já foi o responsável, em Brasília, pela Diretoria do Serviço Militar – a coordenadora de todo o processo de alistamento no Brasil.

Luciana Oliveira Pereira