31/03/2012
Profissionais do Peti se emocionam com homenagem de Lueci Ramos
Luiz Alves
Vereadora Lueci Ramos presta homenagens aos profissionais do Peti
A Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara de Cuiabá, nesta sexta-feira (30), foi marcada por muita emoção e sensibilidade. A primeira secretária, vereadora Lueci Ramos entregou moções de aplausos a 121 pessoas entre parceiros, monitores, coordenadores e secretários que contribuíram com o sucesso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre os anos de 2005 a 2011, em Cuiabá.

Em seu discurso, a vereadora Lueci Ramos expressou alegria e satisfação em reunir os profissionais ainda que a maioria não faça mais parte do programa para mostrar como foram importantes. “Geralmente as pessoas só são lembradas quando estão no cargo, quando saem são esquecidas. É como se não tivessem participação e aqui quero que seja reconhecido o esforço, a dedicação e o empenho que cada um teve no fortalecimento do Peti. Se hoje é um sucesso se deve ao trabalho no decorrer de todos esses anos”, argumenta.

O Peti é um programa de transferência de renda do Governo Federal que desenvolve um conjunto de ações com o objetivo de erradicar todas as formas de trabalho infantil de crianças e adolescentes de até 15 anos. Em Cuiabá são atendidos 2,9 mil jovens que se encontravam em situação de trabalho infantil ou vulnerabilidade social. O programa oferece diversas atividades entre elas: culturais, desportivas, artísticas e pedagógicas.

A ex-secretária de Assistência Social, Celcita Pinheiro, que esteve à frente da pasta por sete anos explicou que o êxito do Peti se deve à união de esforços. “Sozinhos não chegaríamos a lugar algum. Todos colaboraram para uma política de resultados. O caminho foi feito, agora é continuar”, explica.

Aurélio Augusto também foi homenageado. Em 2010 deu sua contribuição ao Peti quando foi Secretário de Esporte e Cidadania da Capital. “Na época existia o Campeonato ‘Peladão’ que era um sucesso, então resolvemos expandir para os jovens do Peti criamos o ‘peladinho’. As crianças tomaram gosto pelo esporte e ainda fortaleceram a autoestima”, orgulha-se.

Marci Barros Rocha também faz parte da história do Programa, no qual foi coordenadora por sete anos, ela ajudou na elaboração do livro feito pela Prefeitura. A obra ilustra os desafios, as conquistas e principalmente o trabalho que é desenvolvido pelo Programa. “O livro é a realização de um sonho e faz um comparativo entre 2005 a 2010, no qual é nítido o salto de qualidade. As crianças passaram a conviver cotidianamente com artes, esporte e cultura, tornando-se cidadãs comprometidas com uma sociedade justa e de bem”.

O vereador Edivá Alves colaborou com o Peti quando foi Secretário de Assistência Social. O parlamentar elogiou a sensibilidade da vereadora Lueci em prestar essa homenagem merecida aos profissionais. “O trabalho da Lueci sempre foi pautado no social. Ela merece nossos parabéns por desempenhar um excelente serviço durante esses quatro mandatos”, disse o ex-secretário.

Para a vereadora Lueci Ramos, foram muitas as conquistas do programa que não dá para mensurar. “Não tem preço ver o sorriso de uma criança, receber um abraço e ler através do olhar o agradecimento, a satisfação do trabalho realizado”. A parlamentar elogiou ainda o trabalho da atual Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaiser, e diz ter a certeza que o Peti será ainda mais fortalecido.

Assessoria de Gabinete

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus