05/04/2012
Migrantes que escolheram Cuiabá para viver são agraciados com título de cidadão cuiabano
Luiz Alves
Vereador Arnaldo Penha presidindo a sessão solene
A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu, na noite de ontem (04), a solenidade de entrega de 84 Títulos de Cidadão Cuiabano a migrantes que escolheram Cuiabá para viver e, aqui, vem promovendo ações que ajudam a cidade a crescer. A homenagem é prestada pelo Legislativo municipal desde 1970, sendo que cada vereador pode eleger até cinco pessoas para serem agraciadas.

O vereador Arnaldo Penha (PMDB), que presidiu a solenidade, falou sobre a condecoração. “Como vereadores, temos o privilégio de poder escolher pessoas que estão em nossa cidade, que optaram por morar aqui e não se acomodaram. Resolveram, dentro de suas atividades cotidianas, prestar excepcionais serviços a esta capital. Para nós é uma honra poder contar com pessoas que fazem a diferença”.

O vereador Paulo Borges (PSDB), que foi escolhido para falar por todos os 19 vereadores da Câmara de Cuiabá, lembrou a essência da homenagem, “muitos de vocês são pessoas abrigadas no anonimato, que foram escolhidas por contribuir muito com Cuiabá e, hoje, a Casa faz justiça a vocês”.

Como faz parte das comemorações do aniversário da cidade, a solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Francisco Galindo, que frisou a importância da honraria. “Tive a oportunidade de receber essa honraria, e imagino a alegria de vocês. Mas isso aumenta em muito a responsabilidade para com a cidade, porque vocês passam a ter o diploma e o direito de ser cidadão cuiabano”.

Galindo destacou ainda a importância da Câmara para sua administração, “a Câmara é uma parceira importante e vem ajudando a nossa administração com projetos que vêm mudando Cuiabá. Agradecemos a parceria e todo o apoio da Câmara para promover essas boas mudanças”, declarou.

O evento, que contou com a presença de cerca de 650 pessoas, contou ainda com uma carinhosa apresentação musical de Marcela Mangabeira e Maurício Detoni. Entre algumas canções, eles interpretaram duas composições de Detoni, “Prá Terra” e “Rosa dos Ventos do Oeste”, que segundo o autor, foi produzida numa fase saudosa por Cuiabá. O dueto ainda abrilhantou o evento com um pout pourri de canções regionais, como “A Lua”, animando a platéia.

Marcela, que é recifense e recebeu o título de Cidadã Cuiabana em 2010, declarou, “este título é muito carinhoso, muito acolhedor, para quem quer que seja e fico muito feliz de estar cantando aqui hoje”.

Luciana Oliveira Pereira